Continuando a programação em comemoração ao Dia das Mães, as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social realizaram, na manhã de ontem (10), mais um Mutirão da Saúde e Beleza da Mulher.
O evento, que contou com a participação do prefeito Sebastião Madeira, das secretárias de Saúde, Conceição Madeira, e do Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, contou com grande público e obteve grande êxito em sua realização.
Na avaliação de Maria de Jesus Oliveira Silva, coordenadora do Centro de Saúde Nova Imperatriz, é muito positiva a realização de eventos como esse Mutirão.
“O Mutirão surte muito efeito porque oferece serviços como aferimento de pressão, atendimento de glicose (muita gente que não vai ao Três Poderes, descobre aqui que tem glicose alta), cabeleireira para atendimento às mães, vários procedimentos de salão de beleza, odontomóvel e diversos outros”. Segundo ela, são procedimentos que agradam bastante à população de Imperatriz.
Alívio para os hospitais
Uma das vantagens da multiplicação de uma rede pública de médicos de família é a criação paralela de um sistema de postos de saúde eficientes, base e apoio para seu trabalho de atendimento e visitação às comunidades. A ação do médico de família conjugada com o bom funcionamento desses postos alivia, de imediato, as salas de emergências do Socorrão e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imperatriz.
O atendimento é gratuito. Os casos mais graves ou urgências e emergências são encaminhados diretamente ao Socorrão ou à UPA, onde há recursos adequados para tais atendimentos. No centro de saúde, o paciente agenda as consultas para prevenção (ginecologista), obstetra, clínico geral, pediatra, dentista, psiquiatra e também vacinas e acompanhamento de hipertensão.
Vila Cafeteira
Na última quarta-feira (9), foi o Centro de Saúde da Vila Cafeteira que recebeu a programação em homenagem ao Dia das Mães. O prefeito Sebastião Madeira compareceu ao evento, acompanhado da secretária de Saúde, Conceição Madeira, inspecionando e prestando solidariedade a todos os presentes. O trabalho, além de buscar a melhoria do sistema de saúde em todo o município, busca, ainda, investir cada vez mais em atenção básica para aperfeiçoar as práticas e ações de saúde junto à população.
O Centro de Saúde da Cafeteira é composto por três Programas de Saúde da Família (PSF), sendo dos bairros Vila Cafeteira, Vila Ipiranga e Vila João Castelo, e atende nos sistemas de urgência e demanda. Cada dia há um atendimento determinado pelo PSF e nos procedimentos de urgência. Quem chegar é atendido. A oferta é de três vezes na semana, mas os pacientes que chegam depois também são atendidos, obedecendo-se uma média de 30 pacientes.
Nos PSFs, as enfermeiras atendem todos os dias pela manhã e à tarde. Já os médicos atendem em equipe, nos dias pré-determinados, geralmente atendendo de 30 a 40 pacientes. Além disso, há também o atendimento dentário pela manhã e à tarde, sendo 10 em cada turno.
Na Cafeteira também é feito o cartão SUS pela manhã e à tarde, com demanda indeterminada e recebimento na hora. Além disso, o Sisreg faz a marcação dos exames e das consultas especializadas todos os dias pela manhã e à tarde.
Funcionando ainda em dois turnos, o Centro de Saúde da Cafeteira ainda dispõe de vacinação e farmácia.
A grande maioria dos pacientes que procuram o Centro de Saúde da Vila Cafeteira estão em busca de resolução de seu problema de saúde concentrados basicamente numa classe de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças.
Mutirão prioriza as mães
A coordenadora do Centro de Saúde da Cafeteira, Lívia Fernanda Siqueira, classificou o dia 09 de maio como o dia “D” de Ação Global, que foi uma antecipação da comemoração do Dia das Mães. “Foi uma ação que mobilizou o Grande Cafeteira, e eu fico muito feliz com isso, porque as mães receberam com carinho o nosso convite”, declarou Lívia.
Houve aferição de pressão arterial, de glicemia, apoio do Odontomóvel (com dois dentistas), mulheres responsáveis pelo salão de beleza (corte de cabelo, depilação, penteado), café da manhã para as mães e distribuição de mudas de plantas. Além disso, há o atendimento do ginecologista Dr. Francisco Melo, que faz a solicitação de mamografia e encaminha os pacientes ao Sisreg, que marca o dia e a hora do procedimento.
Os Centros de Saúde da Vila Nova e da Cafeteira atendem procedimentos de urgência e emergência. Os pacientes não precisam se direcionar para o Socorrão nem para a UPA. Os problemas são resolvidos na própria localidade em casos de cortes, dores e outros. (Comunicação)
Comentários