A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por intermédio do Programa Saúde do Homem, desenvolveu neste ano várias ações pela conscientização do público masculino em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo coordenador do programa, o enfermeiro Genivaldo Carvalho.
Segundo ele, o programa teve que insistir no trabalho de conscientização da comunidade masculino, inclusive realizando palestras educativas nas empresas e nas unidades instaladas na cidade de Imperatriz. “Nós também promovemos reuniões junto às entidades de classes, como por exemplo, no Sindicato dos Mototaxistas, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e na unidade fabril da Suzano”, disse.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde do Homem, embora haja uma grande resistência do público masculino, a meta é orientá-los sobre a necessidade de realizar exames preventivos, especialmente em relação ao câncer de pênis e ao de próstata. “Esses dois tipos de câncer são os que mais estão matando os homens”, alerta.
Genivaldo Carvalho assinala que existem hoje apenas 48% de homens, contra 52% de mulheres, em Imperatriz. “Essa pesquisa revela homens na faixa etária de 21 a 59 anos”, diz ele, que manifesta preocupação em relação ao problema das doenças que têm atingido mais homens do que mulheres.
Ele atribui o aumento acentuado de casos de doenças [câncer de pênis e próstata] devido à falta de informação do público masculino. “É uma verdade: as mulheres estão se cuidando mais que homens. E esse programa veio para nossa cidade para contribuir na melhoria da qualidade de vida do homem imperatrizense”, ressalta.

Prevenção

Genivaldo Carvalho diz que a grande maioria dos homens desconhece que um ato bem simples, como uma boa higiene, previne muito o surgimento de doenças. Para fazer a limpeza da cabeça do pênis ou glande, orienta ele, o homem precisa apenas puxar a pele que recobre a cabeça do pênis, chamado de prepúcio. Lave com bastante água e sabão, pois a secreção que fica em baixo, chamada de esmegma, tem poder de causar doenças, entre elas o câncer.
“O câncer de pênis é uma doença muito conhecida, mas pouco divulgada entre os homens, principalmente pelo preconceito e pela dificuldade de atendimento médico especializado. Este tipo de câncer é evitável com uma boa higiene”, afirma o enfermeiro Genivaldo Carvalho.
Em relação ao câncer de próstata, o coordenador do Programa Saúde do Homem diz que é na “fase inicial que tem uma evolução silenciosa. A maioria dos homens não apresenta nenhum sinal ou sintoma e, quando apresenta, são semelhantes aos encontrados no crescimento benigno da próstata (dificuldade para urinar, frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite).
Já na fase avançada, a doença pode ser confundida com outras patologias que apresentam dores ósseas (metástase nos ossos), sintomas urinários (dificuldade ou dor para urinar) ou mesmo sangue na urina, e comprometimento dos rins (insuficiência renal). (Comunicação)