Na manhã deste sábado (13 de junho) a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza duas ações em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal de Imperatriz. A maratona de eventos diz respeito ao lançamento oficial do Programa Sintonizados que acontece às 8h na Escola Municipal Machado de Assis (Vila Nova) e às 10h entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Moreira Neto (Lagoa Verde).
"O Programa Sintonizados desenvolverá ações com 3.552 alunos dos 5° anos e 3.314 dos 9° anos em escolas da rede municipal aos sábados e durante quinze dias do período de férias em julho. Seu objetivo é melhorar a aprendizagem e, assim, o desempenho dos alunos na Prova Brasil que será aplicada em novembro", esclareceu Marinalva da Silva, secretária adjunta de educação.
Ao todo, 233 estagiários que estudam cursos de graduação em universidades da região atuarão no Programa Sintonizados; divididos em: 134 na área de Pedagogia, 33 na área de Português, 33 na área de Matemática e 33 na área de Ciências (Biologia, Química e Física), para estagiários que irão atuar quatro horas todos os sábados e dez horas para atividades extraclasse e, a cada quinze dias participar de encontros para planejamento de aulas
Infra- Estrutura:
A Escola Municipal Moreira Neto (Rua Bernardo Sayão s/n) que há 48 anos serve a população da Lagoa Verde com aproximadamente três mil habitantes e atende comunidades dos povoados Centro Novo, Vila Chico do Rádio, Vila São João e áreas rurais das imediações o que equivale a 80% do alunado atual foi construída pelo interventor e engenheiro Bayma Júnior em 31 de julho de 1967. A escola assiste alunos de turmas do Ensino Fundamental de 5° ao 9° ano nos períodos matutino e vespertino, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um anexo da Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa com turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Médio no turno noturno.
"Com a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Moreira Neto (Lagoa Verde), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) totaliza 54 ações de melhora da infra-estrutura escolar da rede municipal de ensino de Imperatriz desde 2009. A Escola Moreira Neto passou por ações de: Construção de Biblioteca, construção de duas salas de aula, manutenção de telhado, calçamento, pintura e esquadrias (troca das portas e janelas), readequação de ambientes (diretoria, sala de professores laboratório de informática e secretaria escolar) e troca de todos os ventiladores", declarou Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação de Imperatriz.
A construção de Biblioteca Comunitária Ler é Preciso homenageia a professora Vera Lúcia Sousa Barbosa e é resultado de uma parceria da Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Ecofuturo e a empresa Suzano Papel e Celulose.
Homenageada - Vera Lúcia de Sousa Barbosa, conhecida carinhosamente como professora Vera, nasceu em Graça Aranha (MA) em 27 de agosto de 1967, sendo a irmã mais velha de sete irmãos e filha de Maria das Dores Silva Sousa e Antonio Paulo Gomes de Sousa. Concluiu o magistério aos 21 anos, na Escola Técnica Amaral Raposo. Em 1987 iniciou seu trabalho como professora na Escola Coelho Neto, no ensino primário na zona rural no povoado mãozinha. Em 1989 teve sua primogênita, depois se casou e teve mais três filhos. Em 1989 foi lotada como professora efetiva na Escola Manoel Ribeiro no povoado Centro Novo. Concursada em 1998, assumiu o seu cargo de professora de primário na escola onde já trabalhava. Em 2000 passou em 9º lugar no vestibular e ingressou na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA no Curso de Letras. Já em 2008 prestou um novo concurso público e no dia 27 de janeiro de 2010 assumiu o cargo de professora na Escola Manoel Ribeiro, sendo transferida logo após para a Escola Moreira Neto, no bairro Lagoa Verde. Em 2012 concluiu sua pós - graduação em língua portuguesa e língua estrangeira. Ao longo de sua vida profissional trabalhou como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Brasil Alfabetizado, lecionou também na Escola Nossa Senhora de Nazaré na Lagoa Verde, Escola Estadual Mourão Rangel e Escola Estadual Rui Barbosa na cidade de imperatriz. Em 2012, recebeu o diagnóstico de Câncer, onde lutou contra o mesmo por um ano e essa foi à única batalha que não conseguiu vencer. Faleceu no dia 15 de setembro de 2013, deixando saudades em seus familiares, amigos e todos aqueles que a conheceu. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários