Considerando algo necessário nos dias atuais, o Programa Saúde na Escola leva orientação e avaliações de saúde até as instituições escolares. Sua mobilização principal é a Semana de Saúde na Escola, realizada de 27 a 30 de abril deste ano. A abertura aconteceu na última segunda-feira (26), na Escola Madalena de Canossa, com realização de práticas corporais e atividades físicas.
Esta cerimônia marca o início das atividades programadas para o calendário 2015. De acordo com a coordenadora do PSE, Cimei Simone Ribeiro Paixão, já foram atendidas algumas unidades, como, por exemplo, a Creche Moranguinho, Escola Santa Cruz, Escola Ipiranga, Escola Monte Horebe e Escola Marcionilha. Além disso, já tem previsto para a próxima semana atendimento nas escolas Santa Tereza (04/05) e Santa Tereza D’Ávila (08/05).
Durante as visitas nas escolas, os profissionais da saúde recolheram o cartão SUS e cartão de vacinação de todos os alunos para fazer uma atualização de dados e de vacinas. “Além disso, realizamos também avaliações clínicas, nutricional e psicológica. Por isso, costumo sempre dizer que este programa é de suma importância para o desenvolvimento da comunidade escolar, pois estas ações mudam a vida de muitas crianças como de algumas que só descobriram que tinham problemas de baixa visão após nossas avaliações”, frisa Cimei.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Rosélia Albuquerque, parte integrante da equipe que realiza os trabalhos do PSE, acrescenta que nos casos em que são diagnosticadas doenças os alunos são encaminhados ao tratamento por meio da Unidade de Saúde Básica de referência da sua casa. “A maioria das nossas crianças não se alimenta bem e será orientada, a partir de agora, por meio de avaliação nutricional feita por nosso nutricionista do NASF, isso representa melhor desempenho do aluno na sala de aula”, explica Rosélia.
Programa Saúde na Escola
Foi pactuado pelas secretarias de Saúde (SEMUS) e de Educação (SEMED) para atender aos estudantes da rede municipal de ensino. O PSE oferece nas próprias instituições de ensino: Avaliação clínica e psicossocial (avaliação nutricional, saúde bucal). Ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos; Promoção da alimentação saudável; Promoção de atividades físicas; Educação para a saúde sexual e reprodutiva; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. (Maria Almeida)
Comentários