O câncer de colo do útero, ao lado do câncer de mana, é um dos grandes responsáveis por mortes nas mulheres. Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano devem ocorrer 52 mil novos casos de câncer, fato que aumenta a importância de se fazer a prevenção.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Graça Dantas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ressaltou que, durante este mês, acontece o “Outubro Rosa”, consagrado mês de combate ao câncer de mama, quando é intensificado o trabalho de preventivo nas unidades básicas de saúde de Imperatriz.
Além disso, ela contou que estão sendo realizadas palestras nos postos de saúde e a intensificação da campanha junto aos órgãos de comunicação social, buscando orientar o público feminino sobre a importância de realizar exames preventivos de câncer de mama em Imperatriz. “Temos que rastrear o câncer de mama realizando exames de mamografia e o toque da mama”, orienta.
Segundo ela, o atendimento às mulheres está sendo feito por médicos mastologistas (especialistas) no núcleo do Programa Saúde da Mulher, que funciona na unidade de saúde Três Poderes. “O Ministério da Saúde preconiza que o exame de mamografia deve ser feito a partir dos 50 anos de idade, mas isso não significa dizer que mulheres com idade inferior não possam realizá-lo”, comentou.
Graça Dantas informou, ainda, que os exames de mamografia podem ser requisitados nos postos de saúde de Imperatriz após a realização de consulta médica. “Esse procedimento é considerado de suma importância, pois queremos mobilizar todas as mulheres a buscar esse atendimento nas unidades de saúde mais próxima de sua casa. Previna-se!”, aconselhou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14524
Comentários