A coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente e a Equipe do Riso de Imperatriz

Um dos programas mais eficientes da atual gestão de Imperatriz é o Saúde da Criança e do Adolescente (PSCA). Criando condições para um atendimento integrado à saúde da criança de zero a nove anos e visando a promoção de saúde integral do adolescente de dez a dezesseis, o Programa criou um eixo evolutivo às ações que seguem a portaria da Caderneta de Saúde com caráter de integralidade, enfoque preventivo e educativo, baseadas em parâmetros preventivos e curativos determinados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pelo Projeto de Prevenção Saúde na Escola (PSE).
A coordenadora do PSCA, Valéria Alves, está empenhada no momento em promover a 4ª Semana Municipal da Criança, evento que obteve grande êxito em suas edições anteriores. Ela afirmou nessa segunda-feira (08) que, além do incentivo ao aleitamento materno, saúde bucal, acompanhamento básico de vacinação, prevenção da desnutrição, doenças diarreicas e respiratórias, o programa visa também levar alegria às crianças de Imperatriz. “Brincar faz bem à saúde e isso na vida de uma criança é um estado de bem-estar físico, mental e social”, afirmou Valéria Alves.
A 4ª Semana Municipal da Criança será aberta oficialmente nesta quarta-feira, às 8h, no Posto de Saúde do bairro Santa Rita. Um dos grandes aliados e parte integrante do PSCA é a Equipe do Riso, um programa criado a partir da iniciativa dos coordenadores Valéria Alves (PSCA), Vanessa Aguiar (Hiperdia) e Fábio Nascimento (NASF Santa Rita), que viram na humanização do tratamento das crianças e na prevenção de doenças, um bom motivo para implantá-lo e hoje ele já é um grande sucesso.
Grandes ações - A prioridade é para os grupos de risco, através do aumento da cobertura e melhoria na qualidade do atendimento, visando a diminuição da mortalidade infantil, incentivo ao aleitamento materno, aumento da cobertura vacinal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, orientações alimentares para a identificação precoce das patologias e promoção da educação em saúde com a inclusão da família.
O Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente busca nortear e instrumentalizar as equipes de Saúde da Família na Promoção de Saúde a este grupo, uma vez que em todo o mundo milhões de crianças morrem anualmente antes de completarem o primeiro ano de vida.
De acordo com Valéria Alves, “a assistência a crianças e adolescentes deve ser universal, igualitária e equitativa para garantir a promoção e a recuperação da saúde infantil”. Dessa forma, “a operação do sistema tem que ser de forma articulada, multiprofissional, intersetorial, interinstitucional, através do sistema de referência nas várias instâncias operacionais do SUS”, declarou a coordenadora do PSCA. (Comunicação)