O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está realizando encontros para definir as metodologias que serão desenvolvidas dentro do ‘Programa de Ensino Médio de Qualidade para Todos’, projeto de ensino em tempo integral que será implantado este ano na rede estadual de ensino.
Para que o projeto seja executado, professores do Ensino Médio devem se candidatar ao cargo de instrutor até o dia 15. As inscrições devem ser feitas pelo site http://sistemas.educacao.ma.gov.br/redeconhecimento.
Com uma proposta direcionada aos estudantes da rede de ensino público estadual, a coordenação de Educação Básica da Seduc ofertará oficinas de comunicação, tecnologia da informação, arte e cultura, estendendo a carga horária de ensino, que passará de um turno para dois.
“Estamos implementando a política educacional que vai mexer sobretudo com o currículo da escola. A ideia é construir um maior número de escolas com o currículo ampliado, funcionando em tempo integral. As escolas oferecerão, no segundo turno, atividades que vão somar à formação do aluno”, explica a superintendente da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Elioenai Brasil.
O programa segue três eixos centrais, na qual uma das linhas de trabalho é a ampliação do currículo dos alunos, proporcionando acesso ao conhecimento na área de pesquisas. Outro foco é o ensino mediado pela tecnologia, utilizando técnicas de ferramentas para rádio, jornalismo impresso, site, blog, fotografia, informática, entre outros segmentos. O terceiro eixo é a formação continuada dos professores, atualizando as metodologias e conteúdos programáticos dos docentes com o objetivo de levar o conhecimento modernizado ao estudante.
Para a superintendente Elioenai Brasil, o protagonismo dos estudantes na construção do modelo de educação é um dos fatores enriquecedores das práticas pedagógicas no ensino, pois o jovem tem um conjunto de saberes que constituem a base para as riquezas cultural e tecnológica, essencial na formação das identidades.
“As metodologias pedagógicas existentes podem dar voz aos estudantes como corresponsáveis por sua própria aprendizagem, estabelecendo elementos estruturantes para o fomento das práticas de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento, no que compete à formação da prática social dos estudantes”, ressaltou.
Com esta ação, também será atendida a área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, como forma de consolidação e valorização da diversidade, do direito à igualdade de oportunidades e condições para o exercício da cidadania.
O projeto foi delineado em 2015 pelo governador Flávio Dino, que aproveitou para anunciar a implantação de exatos 30 núcleos de tempo integral (espaços centrais de acolhimento aos alunos das diversas escolas de uma determinada área) e os centros (instalados na própria unidade de ensino).
Além de ampliar o conhecimento científico, os alunos receberão nestes espaços físicos alimentação de qualidade, garantindo uma aprendizagem saudável e completa. Poderão se inscrever no programa professores e estudantes do Sistema Estadual de Ensino. Os professores devem atender ao pré-requisito de ter algum tipo de experiência nas áreas das respectivas oficinas e também ao horário disponível para atuar nas escolas.
Em cena
Antes mesmo do programa entrar em ação, os técnicos da Seduc participaram de uma aula piloto, onde situações polêmicas do cotidiano, como tráfico de pessoas e a escravização em países europeus, foram debatidos em forma de uma peça teatral. “Essa é apenas uma amostra do que vamos levar para o programa de tempo integral. Precisamos fomentar o aprendizado sob diversas óticas junto a estes alunos, proporcionando uma visão geral de mundo”, afirma a superintendente.
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