Um segundo passo rumo à implantação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) em Imperatriz foi realizado nessa quinta-feira (28), numa reunião que aconteceu no gabinete da secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro. O objetivo foi fortalecer a parceria já existente entre Prefeitura e 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) e integrar o poder judiciário - Promotoria, Defensoria e Vara da Infância e Juventude - no projeto.
Participaram da reunião o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; a titular da SEDES, Miriam Ribeiro; o diretor executivo, Júlio Mourão; os representantes do Exército, os Tenentes Augusto Cesar e Ricardo José Madureira, e os convidados do judiciário, o juiz Delvan Tavares, o promotor Alenilton Júnior e o defensor público Fábio Machado.
Conforme apresentou o coordenador do projeto, tenente Madureira, o programa Forças no Esporte (PROFESP) integra as três forças armadas brasileiras e trata de uma vertente do programa "Segundo Tempo", do Governo Federal. O PROFESP visa o acesso à prática e à cultura do esporte no sentido de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, auxiliando na formação da cidadania e na melhoria da qualidade de vida, sobretudo daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Na pauta foi discutido o processo de escolha das crianças, tendo em vista que serão disponibilizadas 60 vagas para crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos. Segundo o prefeito Madeira, esse também foi uma premissa para inserir o poder judiciário nesse projeto, no sentido de fazer parte dessa seleção. "Não deve ficar a cargo somente do município a responsabilidade da escolha das crianças, mas partilhar com a vara da infância e toda a rede para que nos ajude", declarou.
Ficou definido, portanto, que haverá uma triagem das crianças da rede municipal de ensino com maior vulnerabilidade social, e serão inseridas as crianças das casas de acolhimento e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que residam próximo ao 50º BIS. Esse processo de seleção ficará por conta da Secretaria de Desenvolvimento Social, da indicação dos Conselhos Tutelares e da Secretaria de Educação.
"As crianças que estão inseridas nos programas sociais e nos abrigos, com idade estipulada, faremos todo o esforço para que participem do programa e sejam assíduas, pois é um projeto maravilhoso", elogiou a secretária Miriam.
As atividades do programa estão previstas para iniciar em março e serão desenvolvidas 3 vezes por semana, das 14h às 17h. Serão ofertadas atividades como, por exemplo, reforço escolar, práticas esportivas, visitas culturais, concursos literários, gincanas, conscientização religiosa, palestras sobre valores e cidadania e participação em eventos oficiais.
Já com data marcada para quinta-feira, 04 de fevereiro, a próxima reunião será para apresentar a lista das crianças participantes. Finalizado o encontro, o prefeito aproveitou para parabenizar mais uma vez o projeto. "Esse programa é uma bela chance de colocar as crianças em outro rumo, mudando seu estilo de vida". (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários