Promover a inclusão e a emancipação dos jovens, inclusive com a ampliação do acesso às políticas sociais por meio dos equipamentos públicos. Esse é o objetivo do programa “Estação Juventude”, que será implantado pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv).
O secretário Rômulo Costa explica que o “Estação Juventude” oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação. “Imperatriz será a primeira cidade do Maranhão a implantar o ‘Estação Juventude’, bem como o projeto Núcleo de Formação da Cultura Afro-brasileira (Nufac)”, garante.
Ele assinala que o principal objetivo do programa “Estação Juventude” é instaurar espaço público de atendimento à juventude para ampliar o acesso de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, sobretudo aqueles que vivem em áreas vulnerabilizadas a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos e cidadania, bem como ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social.
“Esses programas sociais deverão ajudar a levar esses jovens à inserção no mercado de trabalho e na política”, disse ele, que assegurou ontem, durante entrevista à reportagem, que o prefeito Sebastião Madeira firmou convênio com a Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal, para a efetivação do programa “Estação Juventude” em Imperatriz.
“Já estamos na fase de licitação, cuja previsão é que o mesmo seja iniciado até o final deste mês contemplando dezenas de jovens de Imperatriz”, ao lembrar que o “Estação Juventude” pretende ainda oferecer tecnologia social para o desenvolvimento de políticas para a juventude de Imperatriz.
Rômulo Costa reitera que os jovens poderão obter maiores informações na Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), situada na rua Rui Barbosa, esquina com a rua Coriolano Milhomem, anexo ao estádio municipal Frei Epifânio da Badia, no Centro. “Nós convidamos a juventude a visitar e conhecer os projetos sociais desenvolvimentos pela Sejuv”, finalizou. [Gil Carvalho/ ASCOM]
Comentários