Domingos Cezar

Fruto de uma parceria entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome, com as prefeituras interessadas, o Banco de Alimentos vem se tornando um dos mais relevantes programas sociais. O programa tem como finalidade combater a fome com a doação de alimentos que se tornariam lixo orgânico, mas que são reaproveitados na mesa das pessoas carentes.
A ação do Banco de Alimentos, do município de São Paulo, capital, foi matéria de destaque do SBT Repórter, programa em rede nacional da última segunda-feira (30). A reportagem mostra todo o trabalho de uma equipe que começa a trabalhar recolhendo alimentos, principalmente produtos hortifrutigranjeiros nos supermercados, sacolões e feiras, para serem reaproveitadas.
Dentro desse contexto, o Banco de Alimentos de Imperatriz, fruto de um convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Imperatriz, vem realizando a mesma ação fiel a seus princípios, que o tornou uma referência em nível nacional. Coordenador do programa neste município, Luis Miranda de Andrade, o Lula Miranda, se esforça com sua equipe para realizar uma tarefa árdua, mas de extrema importância para as pessoas carentes.
De acordo com Lula Miranda, o Banco de Alimentos de Imperatriz tem procurado manter um bom estoque e, para tanto, tem buscado parceria com empresas de todos os portes, além de campanhas consideradas físicas, uma vez que são dirigidas exclusivamente às pessoas físicas. Desta forma, o Banco atende hoje quase 100 instituições, entre escolas, creches, casas abrigo, entre outras.
O Banco de Alimentos, dentro de sua função social, atende ainda cerca de 1,3 mil famílias devidamente cadastradas, que recebem cestas básicas. Os alimentos recolhidos são transportados para a sede da instituição, onde uma equipe, sob a supervisão de uma nutricionista, vai limpar e embalar os alimentos, os quais, mais uma vez, são transportados em veículos especiais para seus destinos.
Os programas coordenados pela Prefeitura de Imperatriz, como o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular, receberam elogios e reconhecimento até mesmo da consultora nacional da FAO/ONU, em Brasília, Cíntia Castro, a qual frisou que “a Prefeitura de Imperatriz presta um grande serviço à população carente, no que diz respeito à execução de programas na área de Segurança Alimentar e Nutricional”, conclui.