A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS, realiza nesta semana (25 a 29), ações de prevenção com distribuição de folders, preservativos masculinos e femininos e realização de exames para detecção de novos casos de HIV e Sífilis em Imperatriz. Os serviços serão disponibilizados em horários diversos e atenderá aos bairros São José, Bacuri, Centro Novo e Jardim São Luís.
Segundo a coordenadora do Programa DST AIDS regional de Imperatriz, Anna Flávia, o objetivo é conscientizar esse público que compreende uma faixa etária cada vez mais atingida com os vírus HIV e Sífilis na cidade. "Por isso, além de palestra, nós distribuiremos materiais informativos e realizaremos os testes para que os jovens que porventura sejam portadores dos vírus e ainda não tenham conhecimento, venham a ser diagnosticados e faça adesão ao tratamento", acrescenta a coordenadora.
O atendimento foi iniciado na noite de ontem (25) no bairro São José, onde várias pessoas foram beneficiadas com palestra, distribuição de materiais e testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação aconteceu na Escola Darcy Ribeiro. No decorrer da semana, as atividades continuarão e visam atender ao maior número possível de jovens. "Nossa logística de atendimento nessa campanha foi definida pensando justamente nisso, ir até os locais mais propícios de encontrar uma grande parcela dessa população", afirma Anna Flávia.
De acordo com a secretária de Saúde, Conceição Madeira, o trabalho de conscientização é lento, porque depende também da pessoa que recebe as informações estar interessada em fazer uso dela, mas é a partir de ações como estas que a SEMUS consegue ampliar a cobertura de seus serviços e faz com que a comunidade esteja mais perto do aparelhamento disponibilizado por meio dos programas vinculados ao Sistema Único de Saúde.
"Sabemos que o número de jovens infectados em Imperatriz, assim como no Brasil a fora, é grande. As estatísticas divulgadas mostram que a maioria desse público, mesmo sabendo da importância da prevenção, ainda insiste em não fazer uso da camisinha. Por meio destas ações, visamos mostrar para eles as dificuldades que um portador do vírus enfrenta na sociedade, bem como as consequências da doença, para que eles tenham mais cuidado em relação à prevenção. E também mostrar como eles podem fazer para aderir ao tratamento junto ao SUS", ressalta a secretária. [Maria Almeida - ASCOM]
Programação
para semana
28/05/2015
Local: CRAS Bacuri
Bairro: Bacuri
Horário: 14h às 17h
29/05/2015
Local: Manhã Cidadã
Bairro: Centro Novo
Horário: 08h às 12h
29/05/2015
Local: Imperial Shopping
Bairro: Jardim São Luís
Horário: 18h às 21h
Comentários