Recentemente, o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proepi – Eja), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz, obteve reconhecimento nacional. O programa, implantado em 2010 na Rede Municipal de Ensino, através da Prefeitura de Imperatriz, tem a finalidade de promover a Formação Continuada, conforme explica a coordenadora do Proepi/Eja, Francisca Feitosa.
“O programa desenvolve formação continuada e capacitação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino com foco na atualização profissional, visando a autoestima, a redução da evasão escolar e formalização de negócios por meio da Educação Empreendedora”, disse a coordenadora.
O programa obteve sucesso e reconhecimento nacional quando foi premiado como ‘Boas práticas’, em março deste ano no ‘I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria’ (EMDS) em Brasília. No último mês de junho, o Proepi/Eja também recebeu certificação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) no Estande da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Na oportunidade, o município foi certificado entre os 35 municípios do Brasil.
Francisca Feitosa ressaltou, ainda, as diversas ações desenvolvidas pelo Proepi/Eja. “Através do curso Noções Básicas de Empreendedorismo, o programa beneficiou aproximadamente 2,4 mil estudantes com outros cursos e palestras nas áreas de Recursos Humanos, Liderança, Gestão, Empreendedorismo, Atendimento e Vendas. O programa também beneficiou 75 agentes públicos, entre coordenadores, técnicos, supervisores, entre outros da Semed com o curso ‘Formação de Equipes Eficazes – Uma questão de Liderança’. O programa também desenvolve ações em escolas localizadas em povoados da zona rural de Imperatriz, onde realizamos a palestra ‘Empregabilidade no século XXI – Desafios e Oportunidades na perspectiva de Gênero’. Além da realização de workshops, exposição de Negócios”.
A coordenação do Proepi/Eja agradece ainda o apoio de entidades e órgãos, parceiros do programa, como o Banco do Nordeste e o SEBRAE, que desenvolvem ações e palestras em diversos eventos realizados pela Semed. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14476
Comentários