O Terceiro BPM formou nessa sexta-fei ra (9) mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Dessa vez, 1020 alunos das escolas públicas (municipal e estadual) e privadas foram diplomados e agora são agentes multiplicadores dos conhecimentos apreendidos dos instrutores do programa implantado em Imperatriz em 2002.
A solenidade foi presidida pelo capitão Alan Camelo, diretor do Colégio Militar Tiradentes (CMT) e coordenador do programa nesse lado do Maranhão, contando ainda com autoridades parceiras do projeto, como o prefeito Sebastião Madeira, a juíza de direito Ana Beatriz, o assessor do Governo do Estado Chico Brasil, o secretário de Educação Zesiel Ribeiro, o vereador Rildo Amaral e o pastor geral da Assembleia de Deus, Raul Cavalcante Batista, que também é capelão do Terceiro BPM. Em reconhecimento ao apoio dispensado ao Proerd, todos eles foram homenageados pela coordenação do projeto.
Pais, professores e diretores de escolas assistidas pelo Proerd, visivelmente emocionados, ocuparam grande parte dos assentos do Templo Central da Assembleia de Deus, local escolhido para a solenidade de formatura dos novos proerdianos.
O Proerd, conforme o capitão Alan Camelo, “é o maior programa de resistência às drogas do mundo”. O projeto surgiu na década de 1930 do século passado em Los Angeles (EUA) e de lá se espalhou pelo resto do mundo.
No Brasil, explicou o oficial, a primeira experiência foi no Rio de Janeiro, em 1992. No Maranhão, em 1995, enquanto no município de Pindaré Mirim e em Imperatriz em 2002.
“Em todo o Estado a meta da Polícia Militar é chegar ao final deste ano com 220 mil proerdianos formados”.
Na fala aos formandos, o capitão Alan falou sobre a importância do programa e agradeceu o apoio dos parceiros, como a Prefeitura de Imperatriz, que por meio da Secretaria Municipal de Educação abriu as portas de mais de uma dezena de escolas para a consecução do programa, que é voltado para os alunos do 4º ao 5º anos.
“Eduque o jovem no caminho a seguir e até a velhice ele não se desviará”, disse o pastor-capelão Raul Cavalcante ao se dirigir aos 1020 formandos, destacando ainda a importância deles e da família como agentes multiplicadores desse trabalho de resistência contra as drogas.
Durante a solenidade, foram apresentados os vencedores do concurso de redação realizado pela coordenação do projeto. A aluna Iasmim Conceição, da Escola Municipal Machado de Assis, foi a primeira colocada no concurso e ganhou uma bicicleta. Ana Luísa e Mayra Giseli ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.