O Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEPI-EJA), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, atendeu, no primeiro semestre de 2014, a 375 empreendedores\as nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e associações nos bairros da cidade.
As ações consistem em: palestras para empreendedoras e empreendedores do município com a temática SER + Empreendedor, além de orientações sobre como elaborar o Plano de Negócios através de Consultorias Individuais.
A Agente de Desenvolvimento do município, Francisca Feitosa (Francely) e coordenadora do PROEPI – EJA, dá mais detalhes sobre as ações do programa realizadas este ano.
“No primeiro semestre deste ano, foram beneficiados aproximadamente 375 empreendedores\as nos CRAS e associações de bairros. Ressaltamos a importância da elaboração do Plano de Negócios para gerir o negócio de forma assertiva, pois é um documento descritivo do negócio. Nas consultorias, orientamos e enfatizamos a importância da formalização dos negócios. Nesse sentido, vale ressaltar o apoio da Prefeitura de Imperatriz que, por meio da SEMED, vem desenvolvendo ações desse porte, visando fortalecer o desenvolvimento econômico”.
Empreendedorismo
As palestras inspiram nos alunos a vontade de empreender. Para isso, busca desenvolver as qualidades e habilidades necessárias a um empreendedor, como a capacidade de enxergar oportunidades, a proatividade e a confiança. A Educação Empreendedora pode estar presente em várias etapas do ensino, desde a escola até a formação profissional.
Investir em uma educação empreendedora significa investir no futuro sócio econômico de um país. Tento em vista as dificuldades econômicas encontradas no Brasil, empreender pode ser a solução para aqueles que não conseguem um local no mercado de trabalho.
(Luana Barros - ASCOM)
Comentários