Professores discutem práticas pedagógicas que melhorem comportamento dos alunos

Professores da rede municipal participaram, durante a semana, da V Formação Continuada do programa de correção de fluxo. Com tema "Indisciplina escolar, causas e consequências", o objetivo foi refletir sobre a indisciplina dos alunos, a partir de uma rotina estruturada na sala de aula, explorando possibilidades pedagógicas através de atividade lúdica. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com 12 profissionais.
De acordo com a coordenadora da correção de fluxo, Francisca Rita Barroso, umas das causas da indisciplina é a idade elevada, diferente da idade dos colegas. "Fora da faixa etária a criança não se acha no meio que está inserido, fica desmotivado e não consegue acompanhar o desenvolvimento da aula", observou.
Ela lembra que a mudança de realidade buscada será possível a partir da utilização de técnicas pedagógicas atrativas e material didático diferenciado. "Com oficinas, roda de conversas, exibição de filmes, produção textual, atividades com jogos, pesquisas, sempre fazendo uma relação dialógica", destacou.
Funcionando em 12 escolas, as salas de correção de fluxo são espaços específicos para alfabetização de alunos com defasagem escolar entre idade e série, com no máximo 20 alunos por turma, para crianças e jovens de 09 a 14 anos. (Sara Ribeiro - ASCOM)