O evento promovido pelo Departamento de Atenção Básica Estadual, aberto na última quarta-feira, 11, é realizado na capital São Luís e tem o objetivo de apresentar as ações bem sucedidas dos programas municipais de saúde do Maranhão.
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose apresenta os resultados das suas ações desenvolvidas por meio de um trabalho que tem como tema "Um novo olhar para o controle da tuberculose no município de Imperatriz, nos anos de 2008 a 2012", de autoria da coordenadora do programa, Menildes Paixão, e da nutricionista do programa, Francisca de Lourdes.
Os trabalhos selecionados para participar desta Mostra tiveram que passar por diversos critérios de avaliação, dentre eles a apresentação de resultados positivos. Menildes Paixão informa que seu projeto foi construído com base nos avanços dos indicadores Elevação da cura; adesão dos pacientes ao tratamento; envolvimento dos profissionais com as ações do PMCT; redução do abandono; pacientes sensibilizados em relação à doença - organismo e doença - sociedade.
"No primeiro ano de desenvolvimento do projeto, houve um significativo aumento no indicador de cura, que cresceu de 79% (2008) para 87,5% (2009) e chegou a 92% em 2012. Este resultado superou as metas pactuadas pelo Ministério da Saúde e o Estado do Maranhão (que era de 85%) e, desde então, o município manteve os principais indicadores pactuados de controle da tuberculose acima das metas determinadas", explica Menildes.
Questionado sobre sua satisfação em participar deste evento que contribuirá para apresentar um pouco à sociedade maranhense o trabalho desenvolvido pelas equipes de Imperatriz, ela não hesita em dizer que se sente extremamente feliz. "Nós ficamos muito satisfeitos com certeza, afinal de contas é o nosso trabalho, é o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que está sendo reconhecido pelas atividades que realizam".
Ela ressalta que acredita que seu projeto foi escolhido para ser apresentado em função dos excelentes resultados que alcançou na gestão da secretária Conceição Madeira. E destaca ainda que só neste ano a coordenação já foi convidada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Estado três vezes para apresentar as experiências do programa de Imperatriz - que se tornou referência - em São Luís e em Brasília.
"Além do tratamento gratuito que o município oferece com acompanhamento feito de forma permanente, a equipe do programa promove diversas ações educativas por meio de palestras, rodas de conversas, apresentações com fantoches, distribuição de folders, peças teatrais, blitz educativas, paródias e outros", explica Menildes, agradecendo o apoio e empenho da gestão atual no desenvolvimento destas atividades. (Maria Almeida - ASCOM)