A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), Graça Dantas, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), alerta sobre a importância da realização de exames preventivos de câncer de mama em Imperatriz. “Esse é o terceiro tipo de câncer [mama] que mais mata mulher no mundo”, completa.
Ela prevê que no próximo ano terá um levantamento detalhado sobre a quantidade de casos de câncer em Imperatriz, pois ressalta que neste ano foi instalado o Sistema de Informação da Semus, que também registrará ocorrências desse tipo. “Nós sabemos que a cada dez minutos uma mulher é acometida com câncer de mama no mundo”, lembra.
Segundo ela, a prevenção é o melhor ‘remédio’ para combater o câncer de mama, que acomete dezenas de mulheres em Imperatriz. “Temos divulgado e prestado orientações às mulheres sobre a importância de prevenir-se contra essa doença”, disse.
Graça Dantas assinala que esse atendimento tem sido prestado na unidade de saúde Três Poderes, inclusive com uma equipe multidisciplinar. Todos os anos ocorrem mais de um milhão de casos novos no mundo, tornando o câncer de mama a neoplasia maligna mais comum nas mulheres e sendo responsável por 18% de todas as neoplasias femininas. As estatísticas indicam um aumento de sua frequência deste diagnóstico tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
Outro tipo
A coordenadora do Paism também observa que esse trabalho preventivo deve ser estendido a combater o câncer de útero, também chamado de câncer de endométrio. Ele é o segundo mais frequente e, geralmente, aparece entre os 50 e 60 anos de idade. Inicialmente a doença não apresenta sintomas, mas com o avançar da doença surge um sangramento ou um intenso corrimento vaginal.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de útero, quando é detectado precocemente e devidamente tratado, tem quase 100% de chances de cura. (Comunicação)
Comentários