A Secretaria de Saúde, Atenção Básica e o Programa de Atenção à Saúde do Homem intensificam o trabalho de orientação voltado para o homem e desde terça-feira, 06, realiza capacitação com agentes comunitários de saúde de Imperatriz. A informação é do médico Arnaldo Alencar, coordenador da Atenção Básica do Município.
A capacitação, que tem como tema a Política Nacional de Atenção Integrada à saúde do homem, tem por objetivo qualificar os profissionais de saúde que atuam no campo para um atendimento de qualidade aos homens.
O evento, que começou dia 06, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foi encerrado ontem pela manhã com a participação de todos os agentes e coordenadores de programas da Atenção Básica de Imperatriz.
Genivaldo Moraes, coordenador do Programa Saúde do Homem, disse que tem recebido todo o apoio necessário por parte da gestão e, com isso, tem ampliado a rede de atendimento ao homem, uma vez que o número de pacientes do sexo masculino que procura as unidades de saúde ainda é muito baixo.
“Dividimos em duas turmas para que todos os agentes e coordenadores dos programas tivessem a oportunidade de participar desse evento, trouxemos palestrantes renomados para este evento”, disse Genivaldo.
Arnaldo Alencar, coordenado do Departamento de Atenção Básica, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde de Imperatriz e disse que a meta é fazer com que todos os profissionais sejam capacitados para melhor atender aos homens.
De acordo com o IBGE, os homens na faixa etária de 25 a 59 anos de idade estão no grupo prioritário para Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Genivaldo destacou que o câncer de próstata atinge principalmente os homens acima de 50 anos de idade e por isso a necessidade dos homens serem flexíveis e entender os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce, junto à coordenação do programa, que funciona na Getúlio Vargas (Atenção Básica), próximo à Praça Brasil.
Um dos maiores desafios, segundo Arnaldo Alencar, é que a maioria dos homens quando buscam atendimento já o procuram quando sua condição de saúde está em nível secundário, ou seja, necessitando de especialistas, pois já estão com morbidades instaladas. “Os homens evitam procurar os urologistas e isso é muito preocupante, o nosso município está preparado para ajudá-los a romper essa barreira”, disse Arnaldo Alencar.
Em Imperatriz o Programa Saúde do Homem foi implantado em maio de 2010, pela secretária de Saúde, Conceição Madeira. Na oportunidade, o prefeito Sebastião Madeira, que é médico especializado em Urologia, falou sobre a importância da prevenção. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14349
Programa capacita agentes comunitários que atuam em Imperatriz
Homens ainda têm dificuldades e preconceitos em relação aos exames médicos
Comentários