Implantado em outubro de 2017, pela Prefeitura de Imperatriz, através de parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, e Ministério do Desenvolvimento Social, MDS, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas Trabalho, ganha destaque na capacitação de jovens e adolescentes.
"Com a iniciativa, a Prefeitura visa promover a qualificação profissional e dar condições para o mercado, pois o programa busca também a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio do incentivo e da mobilização à integração ao mundo do trabalho", detalha Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.
Em Imperatriz são atendidos adolescentes, de 14 a 17 anos, assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social, Cras, e polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, SCFV.
"Esse é um processo importante para nossa capacitação. Vai nos ajudar em alguns requisitos, inclusive como se portar diante de uma entrevista de emprego e a me atualizar", conta Lourrane Sousa Leal, 17, Polo do Serviço de Convivência Vila Vitória.
Segundo dados da coordenação municipal, o programa acompanha 167 adolescentes, com oficinas nos Cras e polos do Serviço de Convivência e visitas técnicas a empresas. Desse total, 23 já foram encaminhados para entrevistas de emprego e preenchimento de cadastro no Centro de Integração Empresa Escola, CIEE.
"Atuamos com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, priorizando os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais. Além disso, o adolescente também tem que estar em sala de aula", destaca Aretuza Lopes.
O Acessuas Trabalho funciona com atendimento individual por uma equipe qualificada, que acompanha o Programa; campanhas temáticas do Mundo do Trabalho; encontros e oficinas com dinâmicas que auxiliem o acesso ao mercado; divulgação das vagas de emprego e dos cursos de qualificação profissional (do mapa de oportunidades do município). (Léo Costa - Ascom)
Comentários