O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda, beneficia diretamente mais de 20 mil famílias em Imperatriz. O programa tem como foco famílias na extrema pobreza e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
A gestora administrativa do Programa Bolsa Família, Maria Goreth Santos, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), explicou ontem (15) à reportagem que o programa continua recadastrando beneficiários retardatários, cujo prazo final era 31 de dezembro de 2012. “O governo federal resolveu adiar, mais uma vez, o período de recadastramento das famílias, porém não sabemos ainda até quando”, frisou.
Ela diz que a demanda tem sido grande para efetuar, em tempo hábil, o recadastramento das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Imperatriz. “Nós alertamos aos beneficiários para que aproveitem esse novo prazo e façam, o quanto antes, o recadastramento para que não sejam surpreendidos com a [nova] data de encerramento da revisão do programa”, aconselha.
Maria Goreth assinala que serão consideradas “anônimas” as famílias que deixarem de fazer o recadastramento no Programa Bolsa Família, devendo cumprir fielmente as condicionalidades.
O Programa Bolsa Família prevê a atualização cadastral, ou seja, mudança de endereço, inclusão de novo membro da família, frequência escolar e cartão de vacinação. “Se os dados não forem atualizados, essas famílias correm o risco de bloqueio ou de exclusão do benefício”, observou a gestora administrativa do Bolsa Família, que solicita agilidade no processo de atualização dos dados às famílias em Imperatriz.
Programa - Ela ressalta que o Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda, segundo Maria Goreth, promove o alívio imediato da pobreza. E as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
“Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade social”, conclui. (Gil Carvalho-Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14605
Programa Bolsa Família recadastra beneficiários
Vinte mil famílias são beneficiadas pelo programa em Imperatriz
Comentários