A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), antecipou a prática do plano de ação do Programa Bolsa Família (PFB) e iniciou nessa semana o processo de fiscalização dos beneficiários em Imperatriz. As visitas domiciliares começaram pela zona rural, no povoado Petrolina, contemplando também todas as comunidades circunvizinhas.
A equipe da Sedes que atua no programa de transferência de renda montou a força tarefa com o objetivo de constatar as famílias que, de fato, apresentam o perfil do programa. Ou seja, quem se mantém na classe social de baixa renda ou pobreza extrema.
De acordo com as informações prestadas pela gestora do PBF, Goreth Gomes, foi realizada filtragem muito criteriosa dos beneficiários para a realização da fiscalização, que acontecerá em duas etapas. Na primeira serão visitados os beneficiários que estão, há mais de 2 anos, sem realizar o recadastramento, um total de 1000 famílias. Na segunda etapa, será seguida a ordem das condicionalidades. "O descumprimento das condicionalidades ocorre nas situações em que as famílias apresentam dificuldade em acessar os serviços sociais básicos de educação e de saúde, apresentando baixa frequência escolar, pré-natal ou vacinação não realizados", informou.
Goreth Gomes explica ainda que as visitas estão sendo realizadas pela equipe do PBF, coordenação, técnico e entrevistador domiciliar e com auxílio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com o apoio das assistentes sociais, pedagogas, das diretoras de Centros e das diretoras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
"Nós estamos trabalhando de forma bastante dinâmica em conjunto com os Cras e toda a equipe. Nosso ponto de apoio são os Centros de Referência fiscalizando as comunidades assistidas por esses Centros", destacou Goreth.
Terminado o trabalho na zona rural, as fiscalizações passarão aos bairros da cidade, dividido em 4 pontos: Bacuri, Cafeteira, Santa Rita e Santa Lúcia. A previsão é que até o final de Julho, todos os beneficiários selecionados, sejam visitados. (Sara Ribeiro - ASCOM)