Domingos Cézar completa 33 anos de jornalismo hoje
José Carlos Soares: “Temos um jornalismo sério e competente”
Jairo de Oliveira (Presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz)
Francisco da Silva Almeida (Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz)

Raimundo Primeiro

Comemora-se hoje, 7 de abril, o Dia do Jornalista, profissional responsável pela cobertura dos fatos registrados na cidade em que mora, ligando-a com o mundo.
O jornalismo, entretanto, com o passar dos tempos, mudou, ganhou novos conceitos, com o profissional da área tendo de acompanhar o avançar dos tempos. Hoje, o jornalista tem vários campos de atuação. Escreve para jornais, revistas, rádio, televisão e internet, por exemplo.
Os processos de mudanças também aconteceram com os jornalistas e os veículos de comunicações de Imperatriz.
De Imperatriz, já saíram e – continuam saindo – profissionais competentes, éticos e, principalmente, responsáveis com o cumprimento do ofício de narrar os fatos.
Há 33 anos no jornalismo, coincidentemente complementados nesta terça-feira, o jornalista Domingos Cézar, hoje lotado na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Imperatriz, diz amar a profissão, acrescentando que, se nascesse outra vez, optaria por exercê-la.
Começando a trabalhar no Sul do Pará, Domingos Cézar, hoje membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), fez dezenas de matérias sobre o Garimpo de Serra Pelada, ocupações de terras e chacinas de trabalhadores.
Em Açailândia, no Jornal “Açai Folha”, município foco de frequentes conflitos agrários, o jornalista também registrou vários acontecimentos no setor. “O jornalismo investigativo também fez parte da minha profissional, creio que esse gênero de matéria enriquece o currículo profissional de qualquer jornalista”.
Formado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Domingos Cézar preferiu continuar no jornalismo. “Sou jornalista provisionado, respeitado, como tantos outros, que não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade, mas que são grandes profissionais”, reforça, frisando escrever ser um dom de Deus. “Um dom que ele dá a poucos. Parabenizo os colegas pelo nosso dia”.
O blogueiro Marlon Moura também falou à reportagem de O PROGRESSO sobre a importância do jornalista, destacando ser a mesma de imprescindível relevância para o ser humano, tendo em vista conectá-lo com os fatos ocorridos em nível mundial.
Marlon Moura disse que poderia resumir em breves palavras sua incursão para o jornalismo. “Minha história vem de jornaleiro a um futuro jornalista, visto que também estou cursando Jornalismo. O que me motiva a fazer isso é a vontade de poder colaborar com a minha cidade, já que os jornalistas têm um papel muito importante: o de levar até as pessoas informações que poderão mudar os destinos de uma cidade. É lamentável que nem todos vejam desta maneira”.
O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil em 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, assassinato por inimigos políticos, em São Paulo, em 7 de abril de 1830. Seu assassinato aconteceu durante uma passeata em comemoração aos ideais de liberdade da Revolução Francesa.
Foi o fundador de “O Observador Constitucional”, defensor do movimento antimonarquista.

Lideranças parabenizam jornalistas locais
“Uma profissão vibrante, bonita, que participa do cotidiano da cidade, do país e do mundo, ligando as pessoas com as notícias ocorridas nas diversas regiões do planeta”

José Carlos Soares: “Temos um jornalismo sério e competente”
Para o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador José Carlos Soares Barros (PTB), o jornalista imperatrizense tem participado ativamente do processo de desenvolvimento da cidade, cobrindo setores vitais, como as áreas política e econômica, deixando a população sintonizada com os acontecimentos referentes ao seu cotidiano.
“Só tenho a parabenizar os profissionais de imprensa de Imperatriz, destacando, a propósito, que os jornalistas, em suas diversas formas, têm divulgando fortemente as ações do parlamento municipal”, reforça o vereador-presidente.
O vereador José Carlos Soares lembrou Imperatriz dispor de jornalistas sérios e competentes. “São profissionais que honram com a profissão, atuando séria e transparente”. (R.P.)

Jairo de Oliveira (Presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz)
“A comunicação tem feito a diferença no crescimento e na sustentabilidade do ser humano. O jornalista, na minha concepção, é o sensor das informações, o ator de plantão de tudo aquilo que acontece no planeta. O jornalista é, sem dúvida, o maior colaborado do processo de desenvolvimento de todas as gerações”.

Francisco da Silva Almeida (Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz)
“O jornalista tem sido decisivo na vida do Brasil e dos brasileiros, principalmente por trazer as notícias que acontecem distantes de nós. O jornalismo tem contribuído em muito com o crescimento de Imperatriz”.