Durante toda esta semana é realizada a formação inicial de 2014 dos programas que integram a parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Instituto Ayrton Senna, com o tema Gestão e Liderança, nas instalações da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus Centro).
A formação envolve gestores, vice-gestores, supervisores dos seguintes municípios: Imperatriz, Porto Franco, Estreito, Governador Edison Lobão, Montes Altos e São Pedro da Água Branca; dos programas Gestão Nota 10, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera Brasil.
Rejane Kravetz, coordenadora do Programa Gestão Nota 10 de Imperatriz, explica um pouco sobre o evento: “Foco na qualificação de diretores é o objetivo do encontro e o caminho traçado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz para superar os desafios atuais do cotidiano escolar e gerir equipes mais eficazes na articulação dos conhecimentos, recursos materiais, humanos e financeiros e das novas tecnologias no ambiente escolar”.
Para Rejane, o profissional que atua na educação precisa compreender que seu papel é garantir avanços na aprendizagem de todos os alunos, mas para que isso aconteça, é essencial desenvolver uma cultura organizacional na escola, ou seja, criar um ambiente em que os professores e os funcionários aprendam enquanto ensinam.
A coordenadora ressaltou ainda: “Ganham espaço também na capacitação: o vice gestor, o coordenador pedagógico (com foco na formação de professores) e o supervisor de ensino (capacitado para ser o agente da Secretaria de Educação que forma e auxilia os gestores). Paralelamente, estão participando também as equipes e profissionais que atuam nos programas Circuito Campeão (com foco na leitura e escrita dos alunos) e o Correção de Fluxo (atua na distorção idade-série e alunos não alfabetizados)”.
Sobre o desenvolvimento dos programas em Imperatriz, Rejane afirma: “O município de Imperatriz atende em torno de 205 profissionais da rede, que durante todo o ano letivo de 2014 estarão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e que virão abraçar a causa da educação de qualidade”. (Luana Barros - ASCOM)