Participantes durante encontro

O Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a ONG Bemfam (Bem Estar Familiar no Brasil), encerrou ontem o curso de capacitação para médicos e enfermeiros que atuam no programa em Imperatriz. Leitura de laudo citológico e coleta com lâminas PCCU (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) foram os temas abordados no treinamento.
A programação foi dividida em duas etapas, sendo que nos dois primeiros dias foi feita a explanação do tema por meio de aulas teóricas no auditório da regional de saúde. Na quinta e sexta-feira, foi realizada a parte prática, onde os médicos e enfermeiros fizeram a coleta de preventivos na Unidade de Saúde dos Três Poderes. Cerca de 100 pacientes são atendidos diariamente pelo Programa Saúde da Mulher naquela unidade de saúde.
Na ocasião, foram realizadas diversas análises de citopatologia oncótica, objetivando reduzir a morbimortalidade feminina. Pois, de acordo com os profissionais da área, toda mulher que tem ou já teve relação sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade.
Segundo Graça Dantas, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, o alerta para essa faixa etária é uma determinação do Ministério da Saúde, “porém isso não impede que as demais faixas etárias possam relaxar na prevenção. O importante é que isso aconteça imediatamente após a primeira relação sexual e continue pela vida toda”, justifica.
A bioquímica Graça Dantas ressalta que capacitações como essa são necessárias para a qualificação do trabalho realizado na saúde pública do município. “É de suma importância que os profissionais que atuam no atendimento aos usuários do SUS participem de momentos de discussão e reflexão sobre o trabalho que realizam, visto que cada dia mais as mulheres estão nos procurando para fazer o exame”.