As Olimpíadas de Londres estão chegando. Depois delas, é a vez de o Brasil virar o centro do mundo esportivo. Em 2014 o país recebe a Copa do Mundo de futebol e, dois anos depois, em 2016, o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos.
Em meio a esta realidade, Imperatriz recebeu, na manhã de ontem, o curso de preparação de profissionais para atuarem na área de voleibol. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), contou com o apoio da Prefeitura. Profissionais de vários municípios da região tocantina participaram do evento.
O curso é realizado em etapas. Antes, representantes da educação física do município participaram da preparação no estado do Rio de Janeiro. Ontem, estes profissionais transferiram as informações recebidas durante o curso aos profissionais da região, conforme explica o técnico de referência da CBV, Getúlio Melo. “O projeto é de referência. As regiões escolhem um ou dois técnicos que vão até o Rio de Janeiro, até Saquarema, até as seleções, acompanhe os treinamentos e possa repassá-los, como nós estamos fazendo. Temos o apoio da Prefeitura, do prefeito Madeira, da Secretaria de Esporte, com o Neto Quirino, para que possamos divulgar isso”, garante.
O evento inclui informações sobre a preparação dos atletas, prevenção de lesões. Representantes de municípios de toda a região tocantina participaram do evento.
Getúlio também destaca a importância de Imperatriz para o voleibol nacional. “Imperatriz faz parte disso. É uma cidade que possui quatro títulos brasileiros em nível escolar. Dois sul-americanos. A seleção maranhense, campeã no ano passado, tem como base atletas de Imperatriz. É importante que Imperatriz seja vista dessa forma”, explica.
Referência em voleibol
O professor de educação física Giovani de Pinho diz que Imperatriz é, hoje, um dos centros do vôlei nacional e vai além. “Vamos ter Copa do Mundo e Olimpíadas. Então, isso é muito importante porque Imperatriz e Açailândia são as cidades que representam o voleibol no Maranhão. Nestes últimos quinze anos, é a nossa região quem comanda o voleibol no Maranhão. São dois títulos de campeão brasileiro, um campeão e um vice sul-americano”, garante.
A Prefeitura ofereceu estrutura para a realização do evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov). O município também contribui com a prática esportiva no município, principalmente em escala escolar. No próximo mês, por exemplo, serão iniciados os Jogos Escolares de Imperatriz (JEISs). (Comunicação)