Jovens conquistam diploma de formação técnica e ganham mercado de trabalho

Alunos do curso de eletrotécnica e eletromecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, receberam na noite da quarta-feira (21/11), os diplomas de formação técnica, em Imperatriz. A solenidade reuniu cerca de 50 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, executivos de indústrias, familiares dos formandos e comunidade.
"As formaturas encerram um ciclo importante na vida dos alunos e iniciam um outro bem vantajoso. É prazeroso ver a vida de tantos jovens mudar por meio da qualificação profissional", destaca o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
O gestor da área de manutenção da VLI, Diogo Serra, destaca o trabalho desenvolvido. "Essa parceria é salutar, pois o SENAI se consolida como uma instituição renomada de ensino, a VLI ganha com mão de obra qualificada e os alunos ganham com aprendizado e a inserção no mercado de trabalho"
Processo seletivo - Alguns dos formandos já garantiram vagas em indústrias como a VLI e Metalpar. Os demais foram convidados a participar de processo seletivo para compor o quadro de funcionários da Pagrisa Pastoril, com sede no Pará.
"Estamos aqui com intuito de selecionar profissionais para iniciar conosco num programa de trainne e futuramente com projeções ocupar cargo de lideranças com posições estratégicas dentro da empresa", ressalta a psicóloga da Pagrisa, Esther Farias.
Fernando Lima, um dos formandos de eletromecânica, faz uma avaliação da sua trajetória. "Eu trabalhava em uma outra empresa, busquei a qualificação no SENAI, logo em seguida surgiu uma oportunidade bem melhor, iniciei como trainne na VLI e hoje sou contratado na função que me qualifiquei".
Bruce Ferreira, formando de eletromecânica conta que ao finalizar o ensino médio buscou a qualificação técnica. "Essa capacitação me abriu portas para conquistar coisas que já vinha idealizando. Finalizei o curso, fui aprendiz e em seguida fui contratado pela VLI".
A solenidade de formatura contou com a presença do diretor da FIEMA e conselheiro do SENAI, Luís Lima, a presidente do Simetal, Nayara Miranda, a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, na oportunidade representando o diretor regional do SENAI, Marco Moura, além de empresários da região.