Quarenta e cinco empreendedoras do segmento Salão de Beleza foram capacitadas com o curso "Biossegurança em Centros de Beleza", promovido pela Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Imperatriz. A atividade foi uma ação do projeto Serviços de Beleza e foi encerrada nessa quarta-feira (17).
O curso tratou das boas práticas de biossegurança em salões de beleza, como a higienização de equipamentos, de utensílios, do ambiente de trabalho e pessoal, bem como esterilização de materiais que serão trabalhados pelas profissionais da beleza, como alicate, tesoura, pinças e empurradores de metais.
"É preciso haver todo um cuidado para não haver contaminação nem por parte da profissional nem da cliente. Trata-se de segurança para a profissional e para a cliente", explica a instrutora Maracir Pegado, consultora do Sebrae que ministrou a capacitação.
Encerrado o curso, o próximo passo será desenvolver um trabalho dentro dos salões de beleza para a realização de um diagnóstico de todas as condições de funcionamento dos centros de estética das participantes. "Vamos verificar as condições de higienização; quais equipamentos que elas possuem, para que possamos adequar às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária", reforça a instrutora.
As participantes destacaram o empenho do Sebrae em continuar apoiando a área da beleza em Imperatriz, trazendo para a cidade cursos e palestras que visam atualizar seus conhecimentos. Para Elisabeth dos Santos, que atua no setor há cerca de dez anos, o curso conseguiu corresponder as suas expectativas, trazendo informações importantes para o cotidiano do seu salão de beleza. "Estou saindo do curso com muitas novidades", destacou. (Raimundo Primeiro)