Entre as ações de valorização dos servidores que a Prefeitura de Imperatriz tem desenvolvido, além da garantia dos direitos trabalhistas, a atual gestão tem investido em qualificação e atualização profissional.
Com essa perspectiva, a equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas da UTI do Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, idealizou o Programa de Educação Continuada em Terapia Intensiva. A programação para 2013 começa nesta quarta-feira (15) e prossegue durante todo o ano.
O programa é desenvolvido pela UTI Adulto do ‘Socorrão’ de Imperatriz sob a coordenação do fisioterapeuta Pedro Martins Lima Neto com o apoio da Diretoria do HMI. A capacitação é aberta a todos os profissionais do hospital, tanto os que trabalham em UTI com nos demais setores. “A proposta é tratar diferentes temas relacionados a UTI para difundir os conhecimentos”, afirma Pedro Martins, acrescentando que todos os participantes que obtiverem presença em no mínimo cinco módulos receberão um certificado de 20 horas/aula.
O primeiro módulo do projeto contará com a palestra do cirurgião plástico Gilberto de Carvalho Reis Filho, que irá fazer uma explanação do tema “Cuidados Intensivos no Paciente Grande Queimado”. A palestra será realizada hoje, às 18h30min, no auditório do Socorrão. “Todos os temas são voltados para a vivência da UTI, visto que é esclarecendo as dúvidas das ocorrências do dia-a-dia que vamos melhorar nosso trabalho”, declara.
De acordo com o fisioterapeuta, a atualização constante das equipes é uma das premissas que confere mais competência e preparo aos profissionais. “Foi pensando nisso que desenvolvemos o projeto. O objetivo é capacitar e reciclar os profissionais que lidam com diferentes patologias no ambiente de trabalho e que precisam se atualizar constantemente com os protocolos que são criados em grandes centros”.
Pedro Martins fala ainda sobre a necessidade de se fomentar a criação de uma cultura de discussão dos temas pertinentes à área da saúde em Imperatriz, tanto por meio de palestras como de congressos e seminários. “Esperamos que os médicos de outras instituições se engajem nessa busca pelo conhecimento e promovam discussões relativas às suas áreas específicas de atuação. Uma vez que numa cidade do porte de Imperatriz já se faz necessária essa discussão, assim como já acontece em grandes centros”. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14703
Profissionais da saúde são qualificados em serviço
Capacitação acontece em oito módulos e é aberta para todos os profissionais do Socorrão
Comentários