Capacitação objetiva melhorar atendimento na Rede Pública de Saúde

Com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido na rede pública de saúde, foi realizada nessa segunda-feira, 14, capacitação direcionada aos profissionais do município. Participaram, nesse primeiro momento, diretores de Unidades Básicas de Saúde, UBSs, vigias, secretários e recepcionistas do distrito Cafeteira, que abrange as UBSs da Vila Lobão, Parque Amazonas e Vila Redenção.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Saúde, NEPS, Manoel Pereira, o treinamento é uma formação sobre o que é o SUS, com foco na humanização do atendimento. Os temas abordados foram: "Como humanizar o trabalho dentro das unidades", com o fisioterapeuta do NASF, Rômulo Daian, e, "relação interpessoal", com a psicóloga do NASF, Suzana Alves, que trabalhou sobre relacionamento dentro das Unidades Básicas de Saúde.
Foi realizada também escuta qualificada para mostrar como os profissionais devem atender aos pacientes e oferecida aos diretores de unidade formação sobre a forma de gerenciar uma unidade da saúde.
"Todos os funcionários da saúde deverão participar da capacitação, que será feita por etapas e passará por todos os distritos da saúde, bem como da Vila Nova, Santa Rita, Bacuri e Nova Imperatriz", informa Manoel. Segundo ele, haverá também uma capacitação específica para os enfermeiros e médicos que trabalham nas UBSs.
Para a enfermeira Tânia Sueli, é um evento importante para relembrar questões relacionadas ao SUS, ao atendimento. Vai ampliar o conhecimento que cada funcionário já tem, com a troca de saberes. Ela afirma que "é um feito da gestão atual, para atualizar os servidores e, com isso, só tem a melhorar o serviço de saúde". (Maria Almeida - Ascom)