Equipe SESI, SENAI e IEL participaram da ação

Selecionar, contratar, desenvolver, adaptar, treinar, reter e motivar colaboradores, são entre tantas outras, responsabilidade do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Com o papel de dinamizar e gerenciar a qualidade do ambiente organizacional, o RH é um dos pilares do crescimento competitivo, seja de instituições, entidades, empresas, organizações sem fins-lucrativos. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio das entidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, (SENAI), Serviço Social da Indústria, (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), organizou na última semana em Imperatriz o "Conversando com RH". A ação ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, e reuniu aproximadamente 50 participantes. A palestra trouxe como tema "RH Estratégico como Diferencial Competitivo", e foi ministrada pela analista de relações com mercado da do Sistema FIEMA, Ana Nery Rodrigues.
O superintendente regional do SESI e superintendente interino da FIEMA, Diogo Lima, ressaltou o papel das instituições, quanto a busca de qualificação e debate sobre este tema. "O Sistema FIEMA trabalha em prol da competitividade da indústria. Nós oferecemos através do SESI, SENAI e IEL um rol de serviços que auxiliam os RHs das empresas, seja na área de saúde e segurança, qualificação profissional e básica, até a educação dos dependentes dos funcionários. Para que uma empresa gere lucro, percebe-se a importância dos seus funcionários, dentro de um contexto estratégico, estarem motivados e aptos à função que exercem, com isso a empresa só tende a ganhar com maior produtividade e eficiência", reafirmou Lima.
A temática falou sobre aspectos que envolvem um sistema de gestão mais estratégico e que tenha o setor de RH como primordial no desenvolvimento de medidas pró-empresa. "Acreditamos que não são os clientes o principal fator de sucesso das empresas e sim os funcionários. São eles que trazem a satisfação para os clientes na hora de atender e fazem o contato direto com esses clientes. Assim, é uma parte fundamental de qualquer empresa, até mesmo para que ela tenha lucro, o cliente precisa ser bem atendido. Neste sentido, o RH é fundamental no processo de trazer uma satisfação para os funcionários. Eles têm que estar bem, para poder tratar o cliente bem", assegura a assessora da Unimercado do Sistema FIEMA, Nadja Brusaca. 
O consultor empresarial, Marcos Aurélio Gonçalves, trabalha há mais de 20 anos no ramo de negócios e desenvolvimento de empresas. Ele foi um dos participantes da iniciativa, e revela que a ação foi uma oportunidade de atualização e informação neste cenário do RH. "Esses encontros acabam medindo o conhecimento de todos, você acaba colocando ideias, atualizações e essa busca do conhecimento é imprescindível no ramo empresarial. De vinte anos para cá, mudou muito a postura do RH e a importância dele para as empresas. A globalização, o planejamento estratégico, o trabalho da parte humana, de preparação da mão de obra, em vista do lucro da empresa, tem se alterado continuamente. O RH deixou de ser um gerador de despesas e passou a ser um gerador de receitas", finalizou Gonçalves. 
A discussão trouxe bons debates entre o público presente, reafirmando o posicionamento estratégico do profissional do RH, que deve ser visto, não meramente como contratadores de pessoas, mas um agente fundamental na gestão da equipe, ao evidenciar talentos, gerir comportamentos e potencializar o capital humano. "Percebo a visão do estigma do RH como apenas Departamento de Pessoal, tratado puramente como recurso operacional. Mas essa visão deve mudar e ir além, pois as funções do RH Estratégico, define a implantação de um ambiente favorável à criação e a produtividade, em vista de políticas de valorização de seu colaborador", declara a palestrante.