Professores da Escola Municipal Osvaldo Caronini participaram nesta quarta-feira, 29, de palestra educativa com tema "Voz educada, saúde cuidada", com objetivo de orientar sobre o uso da voz em sala de aula. Ação é fruto de parceria com o Centro de Referência em Saúde do trabalhador, Cerest, tanto os órgãos, municipal e estadual.
Ministrada pela fonoaudióloga técnica do Cerest estadual, Adriana Maria Feijão de Carvalho, o encontro abordou sobre as maneiras de como utilizar a voz, os problemas que os educadores podem desenvolver, alertas para o cuidado com alimentação, evitar gritos e o incentivo ao uso da água a partir da hidratoterapia.
Essa atividade também faz parte do projeto nacional Educanvisa, parceria com a Vigilância Sanitária do Município. Educanvisa tem finalidade de promover melhorias nas relações de uso e de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, com vistas à prevenção de danos e minimização de riscos a saúde da população.
"Nós inserimos no Educanvisa essas palestras porque só tinha algo voltado para os alunos e para os pais e não havia nada para os professores. Então resolvemos fazer essa parceria, porque os professores apresentam muito problema na voz. Como temos uma demanda do Cerest de protocolo de voz e estudo de voz relacionado ao trabalho foi uma parceria que casou bem", explicou a fonoaudióloga.
Professora do primeiro período, Jaíra Gomes, acredita que a palestra esclareceu muitas dúvidas. "A partir do momento que você percebe a maneira correta de utilizar a voz no dia a dia também favorece nosso trabalho, pois o desgaste é muito grande, utilizamos a voz o dia inteiro. Então, acredito que os ensinamentos só acrescenta para cada um de nós e as técnicas de relaxamento, preparação e descanso nos auxilia nesse processo. A qualidade de vida vai melhorar a partir desse momento", declarou.
Além da escola Osvaldo Caronini, mais três instituições de ensino receberão as orientações no decorrer da semana: Hebe Cortez, Caminho do Saber e Tomázia Carvalho.
Pregas Vocais - Os principais sintomas de problemas nas pregas vogais são notados quando o indivíduo apresenta rouquidão, cansaço ao falar, falhas ou perda da voz, pigarro, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir. Esses sintomas são sinais de doenças como laringite, hemorragia, pólipos, nódulos (calos), até câncer de laringe. Para evitar, são necessários cuidados com a higiene vocal, hidratação, repouso vocal, alimentação adequada, evite bebidas alcoólicas, pastilhas, sprays, drogas; aqueça e desaqueça a voz, postura corporal e respiração. Ao sentir sintomas como dores, ardores, sem aparente quadro de gripe ou resfriado, começar falta ou perda da voz deve-se procurar um médico especialista, que no caso, é o otorrino. Em situações que há necessidade de acompanhamento são encaminhados para o fonoaudiólogo que vai atuar com uma reeducação. (Sara Ribeiro-Ascom)
Comentários