Domingos Cezar

Professores, estudantes, ambientalistas, autoridades municipais, estaduais e pessoas interessadas compareceram na manhã da última sexta-feira (22) - Dia Internacional da Água - para participar da solenidade de lançamento da proposta educativa "Escola Limpa, Escola Verde", que se constitui na primeira etapa do projeto "Cidade Limpa".
O evento, realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB, foi prestigiado ainda pelo vereador Marco Aurélio; o prefeito de Buritirana, Wagtônio Brandão; pelo promotor da Vara de Defesa do Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira; os secretários municipais José Fernandes (Agricultura) e Iramar Cândido (Administração), este representando o prefeito Sebastião Madeira.
Instituído pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), o projeto Cidade Limpa começa sua ação pela escola, com o objetivo de conscientizar professores e alunos a recolher os resíduos sólidos (lixo) de suas residências, selecioná-los e levá-los para a escola, onde ele será recolhido por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura que o encaminhará à ASCARI - Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos.
A presidente do Commam fez uma objetiva apresentação do projeto, informando aos presentes que ele vem cumprir o que determina a Lei de Política nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Nº. 12.305/10), que orienta os municípios a implantar a coleta seletiva até agosto de 2014, visando à inclusão social e educação ambiental.
O promotor Jadilson Cerqueira disse que o Conselho saiu na frente ao apresentar esse projeto que, segundo ele, não vem apenas conscientizar as pessoas sobre a necessidade de fazer a coleta seletiva do lixo. "Com as pessoas conscientes, realizando a coleta seletiva, isso obriga o poder público a fazer também a sua parte, ou seja, designar o local adequado para dar destinação do lixo, que pode ser um aterro sanitário", observou o promotor.
Representante da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) no Conselho, o engenheiro Luis Salani informou que a entidade empresarial abraçou a causa. Inclusive, o presidente Euclides Viêra está incentivando a classe a patrocinar as lixeiras e grades protetoras de árvores que serão instaladas por toda a cidade.
O secretário adjunto da Sepluma, Carlos Lima, disse que a cidade de Imperatriz está se conscientizando e que tanto o Commam quanto a Promotoria do Meio Ambiente estão cumprindo com seu papel. Representando a Unidade Regional de Educação - URE, a professora Diana Barreto parabenizou o Conselho pela iniciativa e disse que as escolas estaduais participarão ativamente do projeto de limpeza e arborização.
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, José Fernandes Dantas, disse que sua pasta abraçou a ideia e está fazendo a doação das duas mil mudas que serão plantadas ainda este ano. O prefeito de Buritirana, Wagtônio Brandão, deixou claro aos presentes que fez questão de vir pessoalmente para conhecer a proposta do Commam, com a finalidade de implantá-lo em seu município.
Único vereador presente na solenidade, Marco Aurélio Teorema, inicialmente, elogiou as ações do Commam e o trabalho do promotor Jadilson Cerqueira e garantiu que vai tentar reunir seus pares em grupos para sair no comércio pedindo aos empresários que apoiem o projeto patrocinando as lixeiras, bem como as grades protetoras das árvores. A presidenta, então, agradeceu a todos os presentes, convidando-os para um coquetel que foi servido no pátio da UAB.