Com a finalização das atividades do 3º Congresso Municipal de Educação de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e os professores da rede municipal de ensino avaliam como positivas as ações desenvolvidas durante três dias de trabalho no Centro de Convenções.
Além de palestras, o 3º Congresso Municipal de Educação, que teve como tema "Currículo Escolar - Uma construção coletiva em busca de emancipação do sujeito", também contou com apresentações culturais, musicais e palestras sobre temas muito importantes ao cotidiano escolar, entre eles a Interdisciplinaridade, Diversidade, Currículo para a Educação Infantil e Violência presente no currículo oculto.
Naja Elias Avelino, coordenadora da Creche Portal da Amazônia (Parque Alvorada II), avaliou como positiva a organização do evento e a temática central das atividades. Para ela, além de oportunizar troca de saberes entre profissionais de diversas instituições, de propiciar momentos de reflexão sobre nossa prática docente, esses dias se tornaram momento de descontração e reencontro.
"Sobre o congresso podemos dizer que o tema currículo escolar que foi abordado é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola, onde nossa prática é orientada pela Secretaria de Educação e pelos livros da UNINTER. Entre as palestras ministradas durante o evento, Edson demonstrou as práticas do professor em sala de aula".
Além de professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, vice-gestores e gestores escolares, bem como os auxiliares de magistério de Imperatriz, o congresso contou com convidados dos municípios de Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Governador Edison Lobão, Pio XII, Amarante e Davinópolis e universitários de Imperatriz.
"Gostei muito de toda a programação do evento. Para nós, que estamos começando na área da educação, é muito importante participar desse tipo de evento e refletir sobre currículo escolar", revelou Luzione Barros, universitária do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).
"Esse é o terceiro Congresso Municipal de Educação que é realizado. Desta vez, propomos aos professores uma reflexão sobre o currículo escolar e abordamos, inclusive, o currículo oculto. Escolhemos este tema porque o município de Imperatriz ainda não tem uma proposta curricular definida, estamos preparando ainda. Assim, com as ações e palestras do congresso, estamos traçando as perspectivas para o futuro da aprendizagem dos alunos de Imperatriz", declarou Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários