O acadêmico Zeca Tocantins encanta o público com o seu canto
Edmilson Sanches discorre sobre vida e obra de Bernardo Sayão

Domingos Cezar

Professores, estudantes e pessoas da comunidade em geral lotaram as dependências da Câmara Municipal de Itinga do Maranhão, para acompanhar a reunião itinerante da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, na noite da última sexta-feira (19). O evento foi conduzido pelo acadêmico Luís Carlos Porto, o Pastor Porto, presidente da AIL.
Ao declarar aberta a reunião, Porto destacou a oportunidade que a Academia de Letras de Imperatriz tem de compartilhar com a comunidade visitada, bons momentos de palestras educativas, de música e poesia. "A sociedade só melhora o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seu povo quando a cultura vira paixão", Luís Carlos Porto.
Ele agradeceu o convite feito pela presidente da Câmara Municipal, Gelciane Torres, a Gel e passou a palavra para a vereadora, que se disse honrada e orgulhosa de receber em sua cidade os membros da AIL. "Povo sem cultura é um povo sem história, por isso nossa cidade se sente agraciada com a presença de ilustres homens e mulheres das letras".
Iniciando a programação propriamente dita, o acadêmico Agostinho Noleto explicou aos presentes o que é e como funcionam as academias de letras desde a academia francesa até o nascimento da Academia Imperatrizense de Letras, em abril de 1991. "Desde então estamos estimulando as pessoas a adquirirem o hábito da leitura".
A programação da AIL contou ainda com as declamações de seus versos dos acadêmicos Itaerço Bezerra, Trajano Neto e Maria Helena Ventura, entusiasticamente aplaudidos pelas pessoas presentes. O momento cultural encerrou com o canto popular do acadêmico Zeca Tocantins, que foi acompanhado pela plateia.
O ponto alto da programação foi a palestra ministrada pelo acadêmico Edmilson Sanches que dissertou sobre Bernardo Sayão - O Último Bandeirante. Como o engenheiro que construiu a Belém-Brasília (BR-010) foi acidentado em Ligação, no Pará, e faleceu em Açailândia, houve enorme interesse do público pela palestra de Sanches.
Para encerrar a programação foi feito um sorteio de dezenas de livros de autores, membros da AIL, que foram autografados pelos autores presentes. Finalmente, o presidente Luís Carlos Porto agradeceu a acolhida e convidou toda a comunidade itinguense a prestigiar o 13º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP que se realizará em outubro próximo.