Reunião sobre o Programa Mais Alfabetização foi realizada nessa quarta-feira, 13, com mais de 100 professores de 1º e 2º anos do ensino fundamental e cerca de 50 assistentes de alfabetização voluntários. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Imperatriz, durante os períodos da manhã e tarde, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, na Praça União.
Coordenado pela equipe dos anos iniciais, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, a reunião objetiva alinhar ideias, processos e orientar o professor sobre o seu papel dentro do programa, assim como direcionar o assistente e supervisioná-lo, com propósito de que ele auxilie no fortalecimento das unidades escolares, em melhorar o processo de ensino aprendizagem.
"Como tem orientado o prefeito Assis Ramos, em priorizar a capacitação em serviço para garantira da qualidade do ensino, reunimos gestores, coordenadores, equipe pedagógica, mas sentimos a necessidade, enquanto Município, de realizar esse diálogo com esses dois atores do programa, para que realmente possa se efetivar o trabalho na prática do dia a dia", explicou a coordenadora dos anos iniciais da Semed, Rinalva Sales.
Com 76 escolas que aderiram ao programa, tanto na zona urbana quanto rural, os trabalhos com os assistentes voluntários já iniciaram. Em 2018, devido ao formato de implantação, o programa terá prazo de seis meses. Se houver continuidade no próximo ano, a pretensão é estendê-lo para duração de todo o período letivo.
"O assistente veio para ajudar nesse processo de alfabetização, que sabemos que não é fácil. Estou gostando desse auxílio, pois em sala de aula esbarramos com as dificuldades com os alunos e com esse apoio teremos bons resultados", observou a professora da escola Domingos de Moraes, Antônia Silva Lima.
Programa Mais Alfabetização - Instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação, MEC, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.
O Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. (Sara Ribeiro - Ascom)
Comentários