Cinquenta professores que atuam no Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA) em Imperatriz participaram na semana passada de mais uma etapa da formação continuada do programa. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), neste módulo a capacitação abordou os temas Projetos de Leitura e Oficinas Pedagógicas.
Segundo Letícia Alves, coordenadora executiva do BRALFA, a iniciativa beneficiará diretamente os alunos matriculados nesta modalidade de ensino, garantindo-lhes formação contextualizada com profissionais capacitados.
"52 professores, seis coordenadores de turmas, um coordenador intérprete de Libras integram o Programa Brasil Alfabetizado em Imperatriz e participaram da Formação Continuada realizada nos dias 22 e 23 deste mês com os professores formadores Walisson Mariano e Maria Joseane".
Letícia explicou ainda que o Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo a erradicação do analfabetismo e, em Imperatriz tem avançado com seus objetivos, através dos resultados. Ao todo, desde 2009 foram alfabetizados 3.237 alunos.

Sobre o BRALFA:
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. (Luana Barros - ASCOM)