Nos 23 e 24, professores da rede municipal de ensino de Imperatriz e equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participaram do Seminário “Múltiplos olhares sobre as violações de direitos humanos na escola”, promovido pelo Ministério Público do Maranhão por meio da 8ª e 9ª Promotorias de Justiça, com parceria e participação dos Secretários Estaduais dos Direitos Humanos e da Educação, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Com a realização de debates, oficinas, conferências e palestras, o evento abordou, além do tema central, outros como: a questão de gênero e a diversidade nas escolas (ministrada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e pelo promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Imperatriz); Violência sexual como violação de direitos humanos.
O papel da escola (com os promotores Márcio Thadeu Silva Marques/coordenador do CAOP/IJ (Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Infância e Juventude), Sandra Soares de Pontes /2ª Promotoria da Infância e Juventude de Imperatriz e Antônio Coelho Soares Júnior/ 4ª Promotoria Criminal de Imperatriz); As questões de gênero e de diversidade na proposta de base curricular nacional, O atendimento à vítima de violência sexual a partir do olhar do respeito aos direitos humanos e o respeito à escola como espaço de inclusão social.
Para Inês de Jesus Silva, coordenadora do Setor de Educação para as Relações Étnicorraciais da SEMED explica a importância do seminário: “O que motivou a realização do Seminário com tema ‘Múltiplos olhares sobre as violações de direitos humanos na escola’ foi o projeto de lei que suprimiu termos do Plano Municipal de Educação nas questões de gênero e diversidade. É de grande valia este debate e a presença de professores e professoras e demais profissionais ligados à educação e de toda a sociedade de Imperatriz”. (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15615
Comentários