Ontem (27) a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou a abertura oficial do curso de “Leitura e Literatura Infantil” do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) através do Comitê “Asas da Leitura”, que acontece até o dia 02 de março, no auditório da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; do vereador Pastor Luís Gonçalves; o deputado estadual Carlinhos Amorim; o gestor regional de educação e vice-presidente da AIL, Agostinho Noleto; o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro; a coordenadora do Setor Pedagógico da SEMED, Ivetilde Delgado; a presidente da AGESMI, Cleomar Conceição, além de professores, gestores e coordenadores de escolas da rede municipal.
Falando sobre sua história de superação através da educação, o prefeito Sebastião Madeira ressaltou a importância de se valorizar o Comitê do PROLER em Imperatriz.
“Nossa administração dá todo o apoio ao comitê municipal do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), pois eu sei muito bem que através da educação podemos construir um futuro melhor. E percebo que a equipe que compõe o Comitê Asas da Leitura também conta com todo o apoio da SEMED por meio do nosso secretário Zesiel Ribeiro”.
O curso, idealizado pelo comitê, é coordenado pela Professora Icléia Costa e tem como palestrante o professor Dr. Francisco Aurélio Ribeiro, que é escritor, membro da Academia de Letras do Espírito Santo e integrante do corpo docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Icléia Costa explica que o “Comitê Asas da Leitura” é o representante do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) de Imperatriz e tem entre seus objetivos promover de diversas formas a leitura literária e apoiar a leitura na escola, e fora dela. A equipe, que é formada de professores, bibliotecários e coordenadora, visa o crescimento e a multiplicação de leitores na cidade, e através desse curso quer iniciar as ações que serão realizadas no decorrer de 2012.
Objetivos do PROLER:
• Contribuir para a formação humana e profissional das pessoas envolvidas com os planos e as metas do PROLER;
• Discutir as implicações ideológicas do gênero literatura infantil no processo educacional;
• Reconhecer a importância da leitura, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, bem como técnicas e procedimentos para formar um leitor;
• Conhecer e utilizar técnicas de contação de histórias.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14339
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