Capacitação aborda temas que incluem Língua Portuguesa, Matemática e a arte de contar histórias

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, por meio do Departamento da Educação no Campo, promoveu, na tarde desta sexta-feira, 04, o terceiro módulo da Formação Continuada para professores de salas multisseriadas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Imperatriz. 
Com o tema, "Multiplicando Saberes, Conquistando Aprendizagens", projeto é voltado para educadores de escolas da zona rural. Evento, que aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, abordou o módulo 'A arte de contar história", contou com a participação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. 
O coordenador de Educação no Campo, Daniel Nascimento, destaca a importância do projeto como incentivo à leitura. "Tanto crianças como adultos se encantam com uma história bem contada, e hoje trabalhamos com os professores a forma de como contar histórias, apresentando-os o mundo dos clássicos da leitura de forma diferente da tradicional, com intuito de despertar o hábito da leitura, sobretudo nas séries iniciais", conta. 
Na hora de contar história para os alunos, a professora e membro da equipe de Educação no Campo, Gardenia Alves, incorpora o personagem criada por ela, a Boneca Fofolete que não gosta de chiclete. "O ato de contar histórias nas escolas deve ser estimulado nos alunos. Fofolete é uma contadora de histórias que estimula, sobretudo, crianças desde a educação infantil ao fundamental", disse. 
O projeto, que já está em seu terceiro módulo desde o início do ano, aborda temas que incluem Língua Portuguesa, Matemática e a arte de contar histórias, tem como objetivo promover o entendimento das metodologias especiais de leitura e resolução de problemas. (Francisco Lima-Ascom)