Foi lançado na última quinta feira (4), segunda noite do 8º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, o e-book Comentários na Internet, que aborda sob diversas perspectivas o fenômeno de posts e comentários em veículos noticiosos ou membros de redes sociais. Organizado pelos professores do curso de Jornalismo da UFMA, Thaisa Bueno e Lucas Reino, o livro reúne pesquisas de universidades de diversas regiões do país, como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Brasília, entre outros.

 O livro integra o trabalho de pesquisa da linha de novas tecnologias e mídias digitais, do grupo de pesquisa da instituição ‘G. Mídia’. A professora e uma das organizadoras do e-book, Thaisa Bueno, explicou no lançamento o objetivo do projeto. “Tentar entender essa ferramenta de comentários sob várias perspectivas, como usar o comentário na assessoria de imprensa, o que essa plataforma instiga ou inibe, como que a mídia tem colocado e como as pessoas realizam os comentários nas redes sociais. A intenção é mostrar um panorama da plataforma de comentários”, salientou. O livro é disponibilizado gratuitamente no site do G. Mídia e pode ser baixado em duas versões, em PDF ou em e-book.   
 As publicações dos artigos permitem, num único livro, tratar do tema nas suas distintas manifestações, passando pela descrição detalhada do dispositivo em diferentes plataformas, pelo controle do discurso nas orientações de uso, até análises de conteúdo nas postagens em redes sociais. Ao todo são dez artigos que debatem essa ferramenta, sua funcionalidade, apropriações e possibilidades. 

 Saiba mais
 O Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (G. Mídia) surgiu no ano de 2010, no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz. É um grupo de estudos voltado para a pesquisa e a análise teórico e prática da mídia jornalística, nos seus mais distintos campos. O grupo tem como objetivo compreender as mais diversas dimensões e especificidades dos campos da mídia e sua relação com as práticas jornalísticas.
 O projeto já soma as seguintes publicações: a primeira impressão, intitulada Comunicação, Jornalismo e Fronteiras Acadêmicas, que discute a pesquisa na área por distintas perspectivas teórico-metodológicas, de 2011;  Comunicação, Práticas e Reflexões, um e-book lançado em 2013 com o resultado de pesquisas teóricas e práticas envolvendo comunicação e jornalismo; e agora, em 2014, o e-book Comentários na Internet. Mais informações sobre os livros e as pesquisas, estão disponíveis no site  http://gmidia.ufma.br.