Garantir a melhoria da qualidade do ensino com investimento em estrutura e qualificação profissional é uma das prioridades da atual gestão municipal. Além da reforma e ampliação de dezenas de escolas e a primeira graduação ofertada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a mais de 200 professores da rede municipal de ensino, o município investe também em formação continuada.
No rol de cursos e congressos ofertados pela SEMED, a partir de hoje, 07, professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Imperatriz participam de Formação Continuada sobre A fisiologia do exercício sob a perspectiva do trabalho escolar com criança e adolescentes.
Conforme informa o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, o curso acontece nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de março. “Essa é apenas uma das etapas de formação continuada ofertada pela educação municipal. O curso será ministrado pelo professor Gledson Santos, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - polo Imperatriz”.
Conforme explica Moisés Charles, coordenador do Departamento de Educação Física, o objetivo do encontro é refletir sobre a prática. “Este é o primeiro módulo de formação do ano de 2013. A formação irá trabalhar questões relacionadas ao exercício físico dentro da perspectiva escolar. A realização de módulos de formação continuada integra as ações do Departamento de Educação Física que, desde 2009, proporciona 165 horas de capacitação abordando temas atuais e importantes para a prática em sala de aula. Na etapa 2011-2012, foram trabalhados os seguintes temas: A Importância da Fisiologia nas aulas de Educação Física com Professor Gledson Santos e O desporto escolar na perspectiva educacional nas aulas de Educação Física com o professor Cezar Leão”.
Charles explica que o departamento de educação física realiza outras ações, como Festival de Jogos e Brincadeiras de Rua. “Sobre o Festival de Jogos e Brincadeiras de Rua, a ideia deste projeto surgiu durante visita a uma ação desenvolvida pelo professor Ubiracy Campos em uma escola da rede municipal, onde os alunos participam de jogos e brincadeiras de rua, como queimada, voleibol, dança, dentre outros. A ideia foi ampliada e, em 9 edições, atendeu a mais de três mil alunos e envolveu 220 professores”.
Outra iniciativa da rede foi a entrega de material didático específico para a área de Educação Física. “Imperatriz foi o primeiro município a adquirir e distribuir entre os professores material didático específico para a área de Educação Física estruturado por série”. (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14646
Comentários