“Este é um sonho que se torna realidade”. Essa foi a afirmação da professora Dinalva Benigno que, no próximo dia 28, cola grau com mais 43 professores de Educação Física da rede municipal de Imperatriz, no Ginásio da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), às 19h.
Emocionada, Dinalva declara que passou quinze anos esperando o curso superior na área de Educação Física. “Desde 1994 eu já atuava como professora de Educação Física, mas sem a formação superior na área, em 2009 que este sonho se tornou realidade e isso devemos muito a este governo municipal que possibilitou não só a mim, mas a todos a realização deste sonho”.
“A coordenação do departamento de Educação Física do município, preocupada com a conjuntura em que vivia o país no campo educacional, não satisfeita apenas com as formações continuadas, iniciou no primeiro semestre do mesmo ano de 2009 um estudo para realizar um convênio com uma instituição de nível superior, tendo como proposta central graduar 44 profissionais que atuavam de forma provisionada pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF/CREF, da rede municipal. O objetivo principal do projeto era acabar com as limitações legais dos profissionais que se encontravam, aí então foi estabelecido o convênio”, afirmou Moisés Charles Santos, coordenador do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), explicando que esta ação é resultado da parceria estabelecida entre Prefeitura de Imperatriz e Unisulma.
Charles explica ainda que não há registros em todo o país de um projeto como este, voltado para a formação de nível superior especificamente em Educação Física de professores que atuam em rede municipal. “O projeto e o convênio estabelecido em Imperatriz tornaram-se referência por ser único na esfera nacional. Outros municípios, não só do Maranhão, tornaram o projeto como modelo e foi apresentado como referência durante a III Conferência Nacional do Esporte realizada em 2010”, afirma, satisfeito.
“Os nossos alunos terão profissionais graduados e devidamente qualificados para atuarem na área. Este é um momento singular na história da educação de Imperatriz”, ressaltou Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação. (Luana Barros - Ascom)