Fernando Aquino

Acontece sábado (26) e domingo (27), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O primeiro dia de prova terá início meio-dia e os candidatos terão quatro horas e meia para resolver as questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias (que aborda as disciplinas de Biologia, Química, Física) e Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). No segundo dia, os estudantes resolverão as provas de Linguagem e códigos, Matemática e Redação. No total, o número de questões da prova é de 180.
O candidato deverá levar para o local de prova caneta esferográfica preta feita com material transparente, um documento original com foto ou, em caso de furto ou roubo, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência, datado até 90 dias antes da data de realização do exame.
A recomendação de especialistas é que o participante do Enem leve um lanche leve e água para enfrentar a maratona de prova. Não será permitido o uso de relógios, bonés, óculos escuro ou qualquer aparelho eletrônico. Caso o candidato descumpra as regras, pode ser desclassificado.
DICAS - Durante a semana, o jornal O PROGRESSO publicará diariamente dicas de renomados professores para os estudantes que farão a prova no final de semana. A primeira entrevistada é a professora da Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão, Elisa Maria Balzam. A professora possui graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal UNIDERP, pós-graduação em Linguagens Clássicas (Estácio de Sá) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco.

O PROGRESSO: Qual é a estrutura narrativa ideal para uma boa redação no Enem?

Elisa: Depende muito do que se pede. Dependendo dessa quantidade de linhas, o candidato vai dividir a estrutura ideal de sua redação. Por exemplo, uma introdução deve ter cinco linhas. O desenvolvimento dois parágrafos, esse é o tamanho ideal para o estudante desenvolver suas ideias. E, por fim, uma conclusão que é o arremate do texto com seis linhas.

O PROGRESSO: Quais são os requisitos para uma redação nota 1000?

Elisa: Uma redação nota 1000 é aquela que o aluno consegue argumentar dentro do tema. A palavra texto vem de tecido, o aluno tem que tecer um texto "redondo" com início, meio e fim. Já foi o tempo que as redações exigiam o conhecimento do século XVIII. Hoje, os estudantes são desafiados a demonstrar conhecimento sobre a sua realidade. Só com essa noção o estudante consegue tecer uma redação nota 1000.

O PROGRESSO: As leituras de livros, textos, revistas, jornais são requisitos para compreender essa realidade?

Elisa: Sim. Mas não só a leitura textual. É necessária a leitura do mundo, do geral. Um exemplo é estar atento para as coisas da internet. Nós estamos vivendo o imediatismo tecnológico e tudo isso acrescenta na vida dos candidatos.