Na manhã dessa sexta-feira (21), teve início a 9ª Conferência Regional do Meio Ambiente no Palácio do Comércio de Imperatriz. Na ocasião, três professores da Universidade Federal do Maranhão participaram dos grupos de discussão e apresentação de propostas e ideias acerca da produção de resíduos sólidos. Esteve presente também o diretor do CCSST de Imperatriz, Marcos Fábio, como um dos convidados que compôs a mesa de abertura.
Entre os grupos de trabalhos foram debatidos os temas sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos segmentados nos subtemas: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Os professores presentes foram Alan Ribeiro, Adriana Crispim e José de Ribamar Macedo, sendo este o representante da UFMA na Conferência Regional.
Segundo o professor José de Ribamar, as universidades são apontadas como celeiros de ideias e responsáveis pelas produções técnicas e científicas. “A partir do momento que ela se envolve em discussões pertinentes de situações ambientais ou qualquer outra de importância para a sociedade, ela vem contribuir de maneira efetiva no desenvolvimento de novos conhecimentos, buscando soluções para problemas atuais da sociedade”.
Na Conferência espera-se que 55 delegados sejam eleitos. Os escolhidos deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para o período de 3 a 5 de setembro deste ano, em São Luís. O principal papel dos delegados é de levar e defender as propostas nas próximas conferências, e discutir não só as que ele apresentar, como rediscutir e elaborar as outras propostas.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14735
Comentários