Professores durante o curso

Incluir depende da forma como se olha o outro e o seu potencial. Pensando nisso, 295 professores da rede municipal de ensino participam de cursos em educação inclusiva ofertados pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz.
Os professores se dividem nos cursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile, além de um curso específico para os professores que já atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), conforme explica José João, coordenador do SIADI.
“A ideia é oferecer cursos de educação inclusiva à distância com um encontro presencial por mês aos professores da rede municipal nas áreas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile; além disso, temos uma turma de Libras e Braile específica para os professores que já atuam nas Salas de Recursos. Os quatro tutores dos cursos têm formação específica na área e o material é o mesmo disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC)”.
José João explica ainda que o SIADI tem o objetivo de fomentar políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino, e tinha inicialmente como centro de suas ações a pessoa com deficiência. Mas, agora, seguindo as orientações do MEC e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), amplia seus eixos de atuação, oportunizando no ambiente escolar as relações de inclusão do sujeito consigo e com os outros.
“O objetivo do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade da Secretaria de Educação é incluir para ampliar oportunidades dentro da rede municipal de ensino, oportunizando qualidade na educação oferecida a todos os alunos. Para isso, o setor trabalha com os seguintes eixos: Direitos Humanos - Aprendendo a respeitar o outro e construir a diversidade; Pessoa com deficiência e suas possibilidades de aprender e Os sujeitos e suas relações com o ambiente”, explica Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação. (Luana Barros – ASCOM)