Emoção e sentimento de vitória. Essas foram as palavras dos 44 professores da rede municipal de ensino de Imperatriz ao receberem, das mãos do prefeito Sebastião Madeira, o diploma de licenciatura em Educação Física, na última quinta-feira, 28 de fevereiro.
Entre os formandos, João da Silva, de 68 anos, foi aplaudido de pé ao receber o 'canudo'. "Nunca havia sentido uma emoção como essa, pois realizei o sonho de toda a minha família, que era ter pelo menos um de nós com curso superior".
Dinalva Benigno Santos, também professora da rede há 20 anos, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito Madeira e ao secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, pela conquista proporcionada à sua turma. "Em todos os anos de trabalho prestado ao município, essa é a primeira vez que um gestor se preocupa com a formação dos professores. Faço questão de dar um abraço neles porque sem esse convênio eu e meus colegas não teríamos condições financeiras de fazer um curso superior".
Ao se pronunciar aos profissionais, já graduados, o prefeito afirmou ter a emoção de sua formatura em Medicina renovada. "Depois de testemunhar a emoção desses profissionais, também me contagiei pela alegria dos formandos e familiares, assim como senti quando me formei. Vejo essa emoção renovada no semblante de cada um".
Sobre a iniciativa de qualificar os professores da rede com a primeira graduação, Madeira destacou o trabalho do titular da SEMED nesse processo. "Logo no início da minha primeira gestão, recebi a demanda de que parte dos professores do município tinham apenas o nível médio. O secretário Zesiel, junto com sua equipe, então me pediu para firmar convênio com as universidades particulares para viabilizar a graduação desses profissionais. E hoje não tenho dúvidas ao afirmar que esse foi um dos melhores investimentos feitos com o dinheiro do município, pois esses profissionais são os responsáveis por nosso futuro, que são as crianças, suas alunas", destacou ele, que foi aplaudido pelos formandos e familiares.

Cerca de 200 professores tiveram seus cursos custeados pelo município

Sobre o convênio firmado com duas faculdades de Imperatriz para qualificar os professores da rede municipal, Zesiel Ribeiro explica que desse montante, 120 professores receberam em 2012 a graduação em Pedagogia e na última quinta, 44 professores foram licenciados em Educação Física, suas respectivas áreas de atuação.
Além da graduação, o secretário observa que o município mantém política de qualificação continuada de todos os profissionais da rede com congressos, oficinas, palestras e cursos de especialização. "Ainda temos alguns professores que não concluíram seus cursos de graduação ou especialização, como o de Libras. E mais 40 professores fizeram especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio de convênio com a Universidade Federal do Ceará. Todos ofertados sem custos aos servidores".
Segundo Zesiel, com a conclusão do curso superior, os professores têm o direito à progressão funcional. "Com diploma na mão, todos esses professores podem entrar com pedido de mudança de nível. Saem do nível I para o nível III, o que configura um aumento de no mínimo 15% sobre o salário". (Kayla Pachêco - ASCOM)