Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, por meio do Departamento Pedagógico, realiza o Dia D para discussão da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).
“O Dia D para discussão da segunda versão da BNCC será realizado com a presença de professores que representarão suas unidades e modalidades de ensino, envolvendo toda a rede municipal: educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de continuar sendo analisado e construído coletivamente”, explicou Cleres Carvalho, secretária adjunta de ensino de Imperatriz.
Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é uma exigência colocada para o sistema educacional brasileiro pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996; 2013), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Brasil, 2009) e pelo Plano Nacional de Educação (Brasil, 2014), e deve se constituir como um avanço na construção da qualidade da educação. Para o Ministério da Educação, o que deve nortear um projeto de nação é a formação humana integral e uma educação de qualidade social.
Em consonância com seu papel de coordenar a política nacional de Educação Básica, o MEC desencadeou um amplo processo de discussão da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. A BNCC, cuja finalidade é orientar os sistemas na elaboração de suas propostas curriculares, tem como fundamento o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, em conformidade com o que preceituam o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional de Educação (CONAE). (Luana Barros / ASCOM)
Comentários