Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz realiza o II Seminário “Por uma aprendizagem significativa” com 374 professores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na I Igreja Batista de Imperatriz.
O PNAIC é um programa integrado, cujo objetivo é a alfabetização até o 3º ano do Ensino Fundamental de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. O II Seminário constitui-se como uma oportunidade para os professores/as alfabetizadores/as, orientadores/as de estudos e coordenação local compartilharem os saberes e experiências construídos no âmbito do Pacto.
“Dentre os temas que serão abordados estão: Direito de Aprender (palestra com o defensor público Fábio Carvalho), Educação e Matemática no Campo (exposição oral), Organização do Trabalho Pedagógico (exposição oral), Diferentes formas de planejamento (mesa redonda), Alfabetização Matemática - Construção do Sistema de Numeração Decimal (exposição oral), Alfabetização Matemática - Geometria (exposição oral) e A pesquisa como eixo estruturador da Educação Estatística (exposição oral), Grandezas e Medidas (exposição oral). Além disso, teremos apresentações culturais, jogral e relatos de experiências”, esclareceu Genilza Sipião, coordenadora do PNAIC e dos Anos Iniciais/Ensino Fundamental do Setor Pedagógico - SEMED.
Genilza explica ainda que o seminário tem o objetivo de socializar os saberes e experiências dos/as professores/as alfabetizadores/as à luz do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, ressalta a importância do Pacto na qualificação dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “O PNAIC desenvolve ações que consistem na Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; com materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; além da gestão, controle social e mobilização. Esta é mais uma ação que viabiliza uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano dos alunos. Em Imperatriz, a formação continuada com os professores/as alfabetizadores/as teve início no período 2013/2014 com foco na Linguagem e agora 2014/2015 finaliza-se mais uma etapa que teve como foco a Alfabetização Matemática”. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários