O palestrante Yuri Cavaltanti, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP - Unicamp), esteve em Imperatriz nessa quinta-feira, 22, para uma capacitação junto aos docentes da Faculdade de Imperatriz (FACIMP). Na oportunidade, realizou-se uma oficina que visa aperfeiçoar as técnicas para a produção de projetos de pesquisa e a elaboração de artigos científicos.
Yuri avalia que a capacitação é o primeiro passo para incentivar e estimular os professores a entrar mais profundamente no ramo da pesquisa, gerando os resultados necessários na produção acadêmica da FACIMP. “Retomar essas questões básicas da pesquisa pode subsidiar os alunos na melhoria de seus projetos e no aproveitamento eficiente do tempo para a qualificação e desenvolvimento das pesquisas”, esclarece.
O palestrante avalia que toda produção científica resulta inicialmente de um projeto, que precisa ser galgado desde o início. “Os professores têm um papel importante nesse processo, pois são eles que vão orientar o aluno desde a definição do tema, até o final do artigo e a sua publicação”, concluiu.
A professora Iria Almeida, Diretora Acadêmica da FACIMP, salientou e elogiou a participação dos professores envolvidos no treinamento. “É agradável ter uma plateia tão interessada e participativa. O debate de como fazer pesquisa deve ser algo próximo de toda a comunidade acadêmica. Acredito que a imediata percepção que nossos professores tiveram acerca do tema contribuiu para o real interesse da maioria pelo curso ministrado”, avalia.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15215
Comentários