Na manhã de ontem (28), 452 professores das creches da rede municipal de ensino de Imperatriz participam do II Workshop do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o tema "A importância do brincar, a luz das diretrizes, nas instalações do SEST/SENAT".
Durante as atividades de música, teatro, jogos étnicos e multiculturais, leitura de histórias, construção de brinquedos com sucatas, brincadeiras livres, cantigas de roda e dança, os professores receberam a visita do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que acompanhou os trabalhos durante a manhã e declarou a satisfação em perceber os avanços na educação de Imperatriz.
"Estamos vivendo um momento histórico para a educação de Imperatriz, resultado dos investimentos que temos feito. Um exemplo é a parceria que firmamos com o Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola e a construção de oito escolas modelo pró-infância que estão em andamento em parceria com o Ministério da Educação (MEC) que logo serão inauguradas".
Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil da SEMED, explica a importância de se trabalhar a brincadeira a luz das diretrizes dentro da educação. "Estamos em um momento muito importante vivenciando as diretrizes e a brincadeira dentro da educação infantil com crianças de zero a cinco anos, oferecendo assim uma educação de qualidade. Tais ações estão fundamentadas na Resolução nº. 05, de 17 de dezembro de 2009 (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil)".
A psicopedagoga e coordenadora da Escola de Pais Kátia Vanessa Andrade explica como se dá a implantação das Diretrizes Curriculares dentro da sala de aula. "As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil é uma resolução do Conselho Nacional de Educação e tem caráter mandatário, tem que ser cumprido em todas as escolas para assim erradicar o analfabetismo e deixar a criança na escola com vontade de aprender. Assim, o currículo na educação infantil é: a prática, o plano e a rotina em sala de aula contemplando todas as crianças com suas diferenciações dentro das expectativas de aprendizagem e da observação diária do professor. É com esse pensamento que realizamos o II Workshop do Setor de Educação Infantil".
O Setor de Educação Infantil da SEMED em parceria com o Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola desenvolve ainda em Imperatriz, o programa de formação continuada e assessoria pedagógica aos gestores, coordenadores, professores e auxiliares; de escolas da rede municipal de ensino, além da Escola de Pais que atende todas as escolas.
O workshop tem continuidade durante todo o dia de hoje (29) com 387 professores de turmas de educação infantil de escolas da rede municipal de ensino. (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14867
Comentários